Analista de Riscos e Controles Internos
Síntese de Qualificações
Analista Sênior, com sete anos de experiência nas áreas de Gestão de Riscos, Controles Internos, Auditoria Interna e Compliance, incluindo passagem em Big Four no período de 2014 à 2018. Dentre os principais clientes, destacam-se Gafisa S/A, Latam Brasil, Volkswagen do Brasil, Audi do Brasil, Sky do Brasil, InterCement, Grupo Ultra e BRF S/A. Desde 2014, atuando na execução de projetos com foco em Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance, com a aplicação das metodologias COSO ERM e ISO 31.000, bem como monitoramento e testes de controles de SOX (Lei Sabarnes Oxley).
Experiência em Gerenciamento de Projetos, incluindo mapeamento, modelagem e otimização de processos de negócios, identificação de lacunas, desenvolvimento e teste de controles e indicadores.
Experiência Profissional
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Analista de Riscos, Compliance e Controles Interno
Desenhar e padronizar processos a partir do mapeamento e identificação de riscos e os controles,
Identificar e classificar Riscos Estratégicos e Operacionais,
Cumprir o Self Assessment na companhia,
Executar as entrevistas de Risk Assessment com os proprietários dos riscos, conforme cronograma pré estabelecido, bem como auxiliá-los na identificação de riscos inerentes aos objetivos dos processos analisados, como também na recomendação de controles internos eficientes na mitigação dos riscos,
Executar testes de efetividade aos controles exigidos pelos órgãos reguladores e previstos internamente, bem como acompanhar e monitorar demais demandas destes órgãos juntos aos squads envolvidos,
Apoiar as Squads durante a avaliação de riscos de novos produtos e serviços, bem como durante a entrada de novas normativas,
Suporte às áreas para desenvolver e acompanhar a implementação e execução de planos de ação,
Apoio às áreas durante o desenvolvimento e revisão de Manuais/Procedimentos e Políticas Internas,
Disseminação da cultura de Gestão de Riscos e Controles Internos, através de ações de aculturamento para a Alta Administração e Líderes. -
Analista de Riscos e Controles Internos - Grupo Ecorodovias (7/2018 a 3/2020)
Participação na recriação e reestruturação da área de Riscos e Controles Internos, através da implementação e revisão de uma nova metodologia de Gerenciamento de Riscos (contexto, escopo e critério) para o processo de identificação, avaliação e análise de riscos estratégicos, operacionais, financeiros e de compliance,
Mapear os processos (fluxogramas e memorandos) de todas as áreas do Grupo, identificando os riscos e oportunidades de melhorias,
Desenvolver, em conjunto com as áreas de negócio, os planos de ação para o tratamento e monitoramento dos riscos identificados,
Apoiar e auxiliar as áreas na implementação de mecanismos de controles, visando a aderência com a Política e com o Plano Diretor de Gestão de Riscos,
Realizar follow-up das deficiências identificadas pelos Auditores Internos e Externos,
Execução de testes de auditoria para avaliar o ambiente de Controles Internos do Grupo, recomendando as devidas ações corretivas caso necessário,
Elaborar e monitorar as Matrizes de Controle Interno das Unidades e do Corporativo,
Elaborar relatórios de avaliação referente ao ambiente de Controles Internos do Grupo,
Apoiar na atualização do Formulário de Referência e Informe de Governança, nos capítulos relacionados a Gestão de Riscos e Controles Internos,
Manter constante interação com as áreas de Auditoria Interna, Compliance e Segurança da Informação, para compartilhamento, antecipação e tratamento de riscos aos negócios,
Elaborar e realizar apresentações dos resultados dos trabalhos desenvolvidos pela área para o nível gerencial, executivo e para a diretoria do Grupo,
Auxiliar na implementação de metodologias para a Gestão de Riscos e Controles Internos,
Elaborar as Matrizes de Riscos Estratégicos e Operacionais, das Unidades e do Corporativo, através de entrevistas e análises de documentação suporte,
Apoio na Gestão de Riscos Estratégicos e Operacionais do Grupo. -
Auditor Interno - KPMG Risk Advisory (4/2014 a 6/2018)
Cargo: Auditor Interno
Prestação de serviços de Auditoria e Consultoria, desde pequenas até grandes empresas, nacionais e estrangeiras, no departamento de Internal Audit, Risk and Compliance.
Principais responsabilidades:
Atuação em projetos nas áreas de Controles Internos e Auditoria Interna, para a execução dos procedimentos de acordo com as regras e metodologias da Firma KPMG, assegurando a veracidade dos dados auditados e atendendo aos prazos de trabalho,
Responsável pelo desenvolvimento de todo o trabalho realizado junto ao cliente, entendendo toda a sua atividade e exposição à riscos, elaborando o planejamento das tarefas e o cronograma de testes dos controles de acordo com a metodologia da Firma KPMG, bem como criar a agenda das revisões a serem realizadas pelos gerentes e sócios,
Execução de Walktrought para os ciclos desenhados e mapeamento de processos das áreas relacionadas,
Formalização de papéis de trabalhos com qualidade e ceticismo,
Revisão dos papéis de trabalho formalizados pela equipe,
Orientação a equipe quanto ao cumprimento da metodologia de trabalho e minimização de riscos,
Controle das horas destinadas à realização dos trabalhos de acordo com o orçamento inicial do projeto, mantendo a liderança ciente,
Atuação em projetos de monitoramento e implementação de SOX (Lei Sarbanes Oxley) no ambiente de Controles Internos do cliente,
Realizar a verificação da documentação e dos processos operacionais e/ou riscos, através do mapeamento de processos, identificação de riscos, controles-chave e deficiências de controles,
Elaborar pontos de recomendação para a melhoria dos processos,
Elaborar Matrizes de Riscos e Controles Internos,
Assessoria nas atividades de elaboração de manual de processos, Políticas e Procedimentos Internos,
Desenvolvimento e monitoramento de Indicadores de Performance (KPI),
Gerenciamento de projetos e gerenciamento de equipes de Controles Internos e Auditoria Interna.
Formação Acadêmica
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Superior (2/2011 a 12/2014)
Administração de Empresas - Universidade São Judas Tadeu
Cursos e Certificações
Metodologia de Gestão de Riscos - COSO Enterprise Risk Management Framework
ISO/IEC 31010:2009 Avaliação de Riscos - Ferramentas e Técnicas de Risk Assessment
Pacote Office - Windows, Word, Excel, Power Point, Outlook
Microsoft Visio e Bizagi Modeler - Softwares de Diagramas e Fluxogramação
ACL, IDEA e Microstrategy - Softwares de Análise de Dados