Operações
Síntese de Qualificações
Tenho mestrado em Engenharia de Sistemas e sou graduado em Matemática Aplicada, ambos pela Unicamp. Tenho inglês e espanhol fluentes. Tenho experiência de mais de 20 anos em empresas multinacionais do setor de serviços como de indústria. Construí minha carreira como suporte a operação de negócios com forte interação com a área de TI, focado em projetos de transformação e automação de processos. Tenho domínio dos principais conceitos de projetos de serviços e tenho habilidade com boas práticas de Agile e Design Thinking.
Experiência Profissional
-
Enterprise Services Tactical Kaizen para América L - IBM (8/2017 a 11/2021)
- Ponto focal do time de Kaizen (melhoria contínua) para o suporte das atividades de quote to cash para a área de consultoria. Responsável para priorizar e implementar as idéias que geram mais benefícios na execução das atividades operacionais,
- Redução de tempo de execução de atividades do time da América Latina no suporte a propostas, cadastro de contratos e faturamento, através da implantação de novos sistemas e processos, tornando a operação mais automática, fácil e segura para o time de execução,
- Implementação de ferramentas globais, provendo treinamento e suporte aos usuários,
- Suporte à análise financeira de projetos de serviços junto aos stakeholders através de análise de dados,
- Suporte à migração de contratos relacionados a novas aquisições. -
Gerente Business Operations - IBM (3/2015 a 8/2017)
- Líder da equipe de PMOs (serviços compartilhados) que provê suporte administrativo aos gerentes de projetos de consultoria, utilizando processos padronizados e ferramentas financeiras globais,
- Implementação de iniciativas de offshore alinhadas com a estratégia global para aumentar a eficiência operacional através de padronização de processos e redução de custos das áreas de suporte internas. -
Transformation Project Manager para América Latina - IBM (1/2014 a 2/2015)
- Implementação de ferramentas globais da IBM para a América Latina para suportar a operação de negócios,
- Responsável pela análise de ferramentas, e os correspondentes impactos com as múltiplas áreas, para identificar os respectivos ajustes para as sessões de treinamento,
- Ponto focal da área de suporte a operações para projetos de transformação especialmente voltados ao suporte ao delivery de projetos e iniciativas de data quality.
Formação Acadêmica
-
Mestrado (1/1991 a 12/1993)
Engenharia de Sistemas - UNICAMP -
Superior (1/1987 a 12/1990)
Matematica Aplicada - UNICAMP
Cursos e Certificações
Certificação:
IBM Certified Manager, IBM, Brasil, 2018
Cursos realizados internamente na IBM:
IBM Cloud Essentials, IBM Quantum Conversations, Big Data Foundations - Level 2, Spark - Level 1, Big Data Foundations - Level 1, Hadoop Foundations - Level 1, Be Leadership, Watson and Cloud Foundations, Data Science for Business - Level 2, Scala Programming for Data Science - Level 1, Earning Advocacy Practitioner, Data Science for Business - Level 1, Python for Data Science, Cognitive Practitioner, Data Science Foundations - Level 2, Data Science Foundations - Level 1, IBM Agile Explorer, Cognitive Delivery Foundation, IBM Blockchain Essentials, Enterprise Design Thinking Practitioner
Cursos realizados na Udemy:
SQL - MySQL for Data Analytics and Business Intelligence (365 Careers), Git GitHub - The Practical Guide (Academind)