Gerente de Marketing
Síntese de Qualificações
Resumo profissional
Tenho 29 anos de experiência nas áreas comercial/marketing, englobando postos de liderança, prospecção de novos negócios, distribuição com multicanais (B2B e B2B2C) , análises de mercado, desempenho de vendas, satisfação de clientes, planos de marketing e planejamentos estratégicos.
Qualificações:
Capacidade de liderança e determinação para gerar resultados.
Responsável por faturamentos de 100M euros e orçamentos de 10M euros.
Gerenciamento e liderança de equipes.
Definição e implementação de estratégias de marketing, comerciais e de distribuição para todos os países da América do Sul.
Definição de toda estratégia para lançamentos de novos produtos, garantindo crescimento de vendas, ganhos de market share e aumento de rentabilidade.
Forte expertise em mercados B2B, B2C e B2B2C.
Domínio em gerenciamento de produto, comunicação ,trade marketing, marketing intelligence ,pricing.
Equilíbrio entre a visão estratégica com o pragmatismo necessário para garantir a competitividade da empresa.
Experiência internacional, com viagens para Europa, EUA e todos os países da ADS
Experiência Profissional
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Gerente de Marketing - Firjan (10/2018 a 1/2019)
Responsável pela gestão das equipes setoriais, promovendo o desenvolvimento de setores estratégicos para o estado do Rio de Janeiro, em consonância com o papel de protagonismo da Firjan. -
Gerente Comercial e marketing - Michelin (10/1998 a 12/2017)
Gerenciamento e liderança de equipes.
Definição e implementação de estratégias de marketing, comerciais e de distribuição para todos os países da América do Sul.
Definição de toda estratégia para lançamentos de novos produtos, garantindo crescimento de vendas, ganhos de market share e aumento de rentabilidade.
Forte expertise em mercados B2B, B2C e B2B2C.
Domínio em gerenciamento de produto, comunicação ,trade marketing, marketing intelligence ,pricing. -
Gerente Comercial - Ipiranga (12/1989 a 7/1998)
Responsabilidades e realizações:
Coordenação das lojas de conveniência AM/PM, em um total de 150 lojas,
Desenvolvimento e formatação da franquia AM/PM Express,
Aumento de vendas e da carteira de clientes em seus territórios de atuação,
Definição das políticas comerciais e planos de marketing,
Conclusão de acordos comerciais, no valor aproximado de USS 10M, com principais empresas do segmento de conveniência automotiva (Souza Cruz, Coca-Cola, Kibon, Brahma.),
Contato com a franqueadora americana, detentora da marca AM/PM,
Elaboração e implantação de programas para o segmento automotivo, visando incremento de vendas e ganhos de market share (Programas Gasolina Aditivada e Álcool Marcado ganhos de USS1M e 5 pts de market share),
Participação na definição da Nova Imagem da Ipiranga para postos urbanos, transformando os postos de combustíveis em postos de serviços e centros de conveniência,
Participação na definição do posicionamento de preços de combustíveis para o mercado de postos urbanos,
Desenvolvimento do projeto de parcerias com novas empresas, para viabilizar novos serviços nos postos de combustíveis (outras franquias, bancos, equipamentos de lavagem / nitrogênio).
Formação Acadêmica
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Pós-graduação (3/1996 a 12/1996)
MBA MARKETING - PUC RIO -
Superior (3/1989 a 7/1989)
ENGENHARIA MECANICA - PUC RIO
Cursos e Certificações
Estratégia de Distribuição Multicanal e Fortalecimento de Rede Orga Conseil Paris
Formação Comercial e Marketing Michelin Clermont Ferrand e Paris
Fortalecimento dos canais de distribuição Michelin Madrid
Treinamento para Master Franqueado AM/PM - ARCO - Los Angeles
Service For Branding ESPM / Ponto de Referência Rio de Janeiro
Programa de Formação de Executivos de Franchising Franchising University
Reuniões com pares de outros países Clermont Ferrand - França
Gerenciamento de categorias de produtos YPF Buenos Aires
Curso de Gerencia de Vendas FGV Rio de Janeiro