Head de Marketing Digital - Varejo
Síntese de Qualificações
Sólido background nas áreas de Marketing, E-commerce/Marketplace e Transformação Digital. Experiência ocupando cargos executivos e histórico de atuação em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte no segmento de varejo, serviços e banco digital. Planejamento estratégico, liderança, gestão e desenvolvimento de times, hands on, gerenciamento de projetos simultâneos com orçamentos e investimentos diversos, iniciativa, habilidade e pensamento crítico. Go-to-Market Plan para novas ofertas de produtos, serviços e ciclos promocionais. Gerenciamento do portfólio de produtos. Análise das tendências atuais de mercado, adequação às necessidades, assegurando posicionamento correto e vantagem competitiva. Gestão do varejo físico - lojas com piso de vendas de 200m2 a 4.500m2 e mix com até 55 mil SKUs. Desenvolvimento e gestão de vendas digitais: e-commerce, marketplace e WhatsApp Commerce e Social Commerce. Definição da plataforma, operação, mix, performance, logística, meios de pagamentos, estratégia de mercado, plano de negócios, visibilidade/tráfego, fidelidade, valor das marcas e serviços. Análise e controle dos KPIs. Projeto de transformação digital e inovação técnico, financeiro, definição da estratégia, desenho e implantação da transformação e gestão da mudança, alinhado às necessidades da corporação. Responsável pelo planejamento estratégico de marketing e digital baseados em dados, para otimização dos resultados dos negócios. Planejamento de marketing e comunicação por meio de ações que envolvam - growth/geração de demanda e inbound, geração de leads, content marketing e comunicação, brand awareness e eventos, inteligência de mercado CRM/BI e pesquisas, assessoria imprensa e mídias. Planejamento de negócios e processos de startup e empresas nativas digitais, estudos de mercado e avaliação de oportunidades, posicionamento, estruturação e lançamento do banco digital. Experiência: VTex, Salesforce, RD Station, Oracle Responsys, SAP, Eloqua e Power BI.
Experiência Profissional
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Head de Marketing e Digital Assets
Implantação e gestão da área de marketing. Go-to-Market Plan de produtos/serviços, adequando às necessidades do mercado e assegurando o posicionamento e vantagem competitiva. Planejamento estratégico de marketing e digital baseados em dados. Projetos de Transformação Digital e Inovação, conectando os agentes do ecossistema de inovação, como startups, scale ups, aceleradoras e outros, para entrega de soluções, produtos e/ou serviços, gerando receitas e incorporando novas práticas na empresa. Concepção de soluções para vendas online a partir dos requisitos do negócio, descoberta, pesquisa, design do produto e interfaces, móbile, prototipação, UX e testes AB. Formatação e gestão da área de vendas online, construção/definição da plataforma de marketplace do zero utilizando soluções de e-commerce e desdobrando para WhatsApp Commerce e Social Commerce. Criação de App nativo para vendas digitais com funcionalidades de pagamentos e serviços. Mídias off - rádio/TV/jornais e online mídias digitais, conteúdo, inbound, SEO, SEM, CRO, redes sociais, blogs e email marketing. Gestão de métricas e budget (Google Ads, Display, Facebook Ads, Instagram Ads e outros). Indicadores de performance e conversão por canal CPC, CPM, AOV, GMV, CTR, CAC, LTV, ROI/ROAS. Inteligência de Mercado, estruturação do ambiente de dados - DataLake e Data Warehouse. Ressignificação do CRM com foco em performance, experiência do cliente, aumento da receita, retenção e fidelização. Réguas de relacionamento, captação, nutrição e conversão de leads e funis de conteúdo. Campanhas institucionais, promocionais, incentivo de produtos/serviços. Branding, histórico, construção do tom de voz, propósito, posicionamento e personalidade de marca. Democratização da Voz do Cliente, trazendo insigths para construção de produtos, canais de vendas, funcionalidades e serviços. Planos de ação e de melhoria, indicadores de satisfação, a partir de metodologias e pesquisas como NPS. Assessoria de Imprensa e eventos em geral. -
Gerente Corporativa de Marketing - Destro MacroAtacado (10/2016 a 12/2017)
Planejamento estratégico de marketing, liderança de projetos e desenvolvimento de mercados. Desenvolvimento e implantação do e-commerce do Grupo. Implantação, escolha da plataforma e administração da ferramenta de vendas online, da efetivação dos pedidos até entrega ao cliente, incluindo a gestão dos fornecedores de tecnologia, acompanhamento logístico, construção de planos/soluções de vendas, monitoramento dos principais indicadores de performance, execução de ações pagas e orgânicas para aumento das vendas, até a identificação de oportunidades de crescimento junto aos parceiros de negócios. Gestão do varejo - lojas com piso de vendas de 200m2 a 4.500m2, expansão de rede e mix com até 55 mil SKUs. Gestão de Trade Marketing sell in e sell out, ações de rentabilidade, visibilidade e gestão de experiências. Responsável pelas áreas de Gerenciamento de Categorias, Marcas Próprias e SAC. Aplicação de ações promocionais no PDV, definição de calendário e cronograma de ações, com base no orçamento anual rentabilidade dos produtos/marcas. Branding, gestão e posicionamento da marca. Desenvolvimento de projetos conceituais, desenvolvimento de embalagens e nomes para linhas de produtos. Elaboração de anúncios em TV, rádio, jornal e revistas, tabloides, catálogos, materiais institucionais, promocionais e de divulgação. Controle de budget e forecast da área. Análise de vendas, tendências do mercado e controle do ciclo de vida produtos. Definição de estratégias de ativação e retenção por região e/ou segmento, acompanhamento mensal da receita, identificação de oportunidades por empresa e categoria. Desenvolvimento dos canais digitais e campanhas de mídias digitais (Google, Facebook, Email MKT, remarketing, comparadores de preço, portais, afiliados, entre outros). Monitoramento dos KPIs (ROI, CPA, CPL), CRM, marketing de performance e fidelização, promoções, material institucional, assessoria de imprensa, pesquisa de mercado e mídia. Gestão de agências de publicidade e fornecedores. -
Gerente Sr. de Marketing, Trade Marketing e Expans - Ikesaki Cosméticos (1/2011 a 8/2016)
Gestão das estratégias de marketing de varejo para lojas com piso de vendas de 1,7 mil m2 a 4,2 mil m2,
Gerenciamento de portfólio com 22 mil SKUs e mix de produtos, planos de negócios para vendas, pesquisas, comunicação,
gerenciamento de categorias e precificação por canal de venda, Planejamento de Marketing e Trade Marketing com base no portfólio. Confecção e controle de budget/forecast. Definição e correção de estratégias de negócios visando manter e aumentar a competitividade da empresa no mercado. Implantação e gerenciamento do projeto de e-commerce, atuando nas diferentes etapas, como: definição do escopo, escolha da plataforma, modelo de negócio, mix, progresso das rotinas, gestão da equipe, estruturação de papéis e responsabilidades, definição de estoque apartado, logística de entrega produtos, integração com gateways de pagamento, campanhas para aumento das vendas, acompanhamento do desempenho da loja virtual, SAC, negociação com plataformas de marketplaces e elaboração de indicadores de vendas, Criação de estratégias para geração de tráfego para o e-commerce - orgânico e pago, Gestão e alinhamento da execução de preços, disponibilidade de estoques, planejamento, execução de calendários promocionais e ações de de sell in e sell out. Desenvolvimento dos projetos de parcerias, coordenação dos investimentos em mídia online e offline e acompanhamento de KPIs de performance. Campanhas de comunicação integrada, definição dos veículos de comunicação online e offline, materiais promocionais - tabloides, folders, entre outros, Administração e organização de eventos corporativos, setoriais e sociais, calendário promocional e sazonal. Projetos de Assessoria de Imprensa com grande exposição na mídia.
Formação Acadêmica
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Pós-graduação (1/2011 a 2/2012)
Planejamento em Marketing - ESPM -
Superior (1/2006 a 12/2010)
Publicidade e Propaganda - Universidade Anhembi Morumbi
Cursos e Certificações
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Pós-graduação em Planejamento em Marketing pela ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing
Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi DRT n 4575
Graduação em Gestão de Marketing e Vendas pela Universidade Anhembi Morumbi RA n 03199849