Especialista em Comunicação Interna
Síntese de Qualificações
Aqui você verá um pouco da minha trajetória profissional e de minhas experiências neste lindo e diverso mundo da Comunicação.
Trabalho há mais de 20 anos com planejamento e gestão estratégica de Comunicação Interna, Comunicação de Marketing e Comunicação Corporativa. Minha experiência abrange:
Gestão de conteúdo para canais internos, como TV e rede social corporativa, intranet e campanhas, com responsabilidade regional, envolvendo cerca de 2.500 funcionários, em 8 países.
Ampla vivência em definição de planos estratégicos de comunicação, com interface principalmente com as áreas de Recursos Humanos, Saúde e Qualidade de Vida, Compliance, Marketing e Segurança, que contribuam com engajamento, conscientização, informação e fixação/mudança de cultura.
Gestão de fornecedores para a área de Comunicação interna, eventos, endomarketing e outros.
Definição e acompanhamento de indicadores de desempenho (KPIs) para os canais de comunicação interna e publicações em mídias sociais. Assim como criação de pesquisas internas de satisfação.
Elaboração de apresentações visualmente atrativas e alinhadas à identidade da empresa.
Relacionamento com comunidade e imprensa local e técnica, além de conhecimentos em gestão de crise.
Organização de eventos internos e externos, presenciais e online.
Experiência Profissional
-
Especialista em Comunicação - Clariant (8/2018 a 12/2021)
Algumas atividades desenvolvidas neste cargo:
Implantação e gestão de canais internos locais e regionais, como intranet, TV e mídia social corporativa. Definição de conteúdo, formato e abordagem, assim como estabelecimento e acompanhamento de indicadores de performance (KPIs) para avaliação das ferramentas.
Organização do primeiro evento externo online da companhia, para a celebração de seus 25 anos e dos 10 anos de patrocínio a um projeto social. O evento foi conduzido pelo maestro João Carlos Martins e transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook sendo assistido por cerca de 20 mil pessoas. Atuação na preparação de roteiro, comunicação visual, acompanhamento da gravação e edição dos vídeos exibidos no evento (58 no total) com participação de alunos e ex-alunos do projeto e executivos da empresa.
Com a pandemia, atuei fortemente em colaboração com as áreas de RH, Saúde e Segurança para o desenvolvimento de um plano de comunicação envolvendo diversas ações e novos canais com foco em quatro abordagens: (1) emergência (informação sobre procedimentos da empresa, página dedicada na intranet e website), (2) prevenção (orientações sobre saúde, sessões ao vivo com especialistas, entre outros), (3) novo modelo de trabalho (novos comportamentos, orientações para home office, sessões ao vivo com nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, conexão entre as pessoas, entre outros) e (4) plano de retorno (sinalização e informativos para a preparação dos escritórios e fábricas para o retorno).
Atuação como consultora interna para as áreas de RH, Saúde e Qualidade de Vida, Compliance, Sustentabilidade, Segurança e TI para definição de projetos de endomarketing, planos de comunicação para projetos de engajamento, conscientização e informativos, além de organização de eventos internos.
Criação e preparação de um grupo de funcionários para atuarem como uma rede de networking e influenciadores, oferecendo conteúdos e conhecimentos sobre os processos de comunicação. -
Analista de Comunicação - Clariant (1/2002 a 7/2018)
Algumas atividades desenvolvidas neste cargo:
Liderança do projeto de rebranding na América Latina, envolvendo a troca completa de identidade visual e do logo da companhia. Foram mais de 600 itens alterados entre sinalização, plataformas digitais, papelaria, material promocional, uniformes e embalagens, para 20 unidades, em 8 países.
Implantação de campanhas de endomarketing para mostrar aos funcionários a aplicação dos produtos da companhia, incluiu parceria com clientes para mostrar produtos finais e como as matérias-primas fornecidas pela empresa contribuíam para o diferencial deles no mercado.
Elaboração das estratégias de mídias sociais para publicações corporativas com foco em Employer Branding e ações sociais da companhia. Todo o trabalho também envolveu a preparação de relatórios de dados e desempenho de cada campanha.
Responsável pela definição e acompanhamento de plano de mídia corporativo, definindo veículos e publicações relevantes para os negócios e imagem da companhia.
Atuação como suporte para as áreas de negócios na organização de feiras setoriais, criação de materiais promocionais e técnicos e desenvolvimento de mensagem e comunicação visual para eventos internos.
Experiência na interface com equipes globais e regionais, tendo participado de eventos internos fora do país, na Alemanha e Suíça.
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (1/2021 a Atual)
Marketing Digital - Descomplica -
Superior (1/1998 a 12/2001)
Publicidade e Propaganda - Universidade Mackenzie
Cursos e Certificações
- Comunicação Integrada - interna, externa e crise - FGV
- Mídias Sociais - Lemonade School
- Storytelling Branded Content - ESPM
- CorelDraw
- InDesign
Conhecimentos Gerais
Tenho grande conhecimento em gestão e produção de conteúdo para comunicação interna, assim como programas de design e edição de vídeos.
Atuei como consultora interna para diversas áreas da empresa, assim tenho grande facilidade em relacionamento com as pessoas e outras áreas e também em trabalhar em equipe.