Gerente de Comunicação
Síntese de Qualificações
Profissional com 15 anos de experiência nas áreas de comunicação interna, externa, institucional e marketing, com ampla atuação na gestão de canais de comunicação, posicionamento de marca, coordenação de eventos e campanhas, projetos nacionais e internacionais, relacionamento com imprensa, gestão de crise de imagem, comunicação institucional, identidade visual corporativa, cultura organizacional, gestão de equipes, employer branding e marketing.
Comunicação de cultura organizacional e campanhas de engajamento, bem como transformação cultural.
Responsável pela implantação da área de comunicação para empresas de diferentes segmentos em países da América Latina.
Atuação na reestruturação de fluxos internos, gestão de canais de comunicação (redes sociais internas e externas, websites, portal, jornal, mural, TV corporativa, dentre outros).
Auditoria e posicionamento de marca.
Assessoria de imprensa e gestão de crise de imagem.
Implantação de EVP (Employee Value Proposition) e Employer Branding.
Forte atuação em Change Management em projetos nacionais e internacionais, abrangendo gestão de stakeholders, comunicação, treinamento, mapeamento de impactos e clima organizacional.
Gestão e desenvolvimento de melhoria de processos, assim como gerenciamento de equipe multidisciplinar, com foco no desenvolvimento dos times por meio da capacitação dos colaboradores e cumprimento dos objetivos estratégicos dos negócios.
Experiência Profissional
-
Gerente de Comunicação - América Latina
Responsável pela implantação da área de Comunicação para a América Latina: Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Venezuela.
Gestão de comunicação interna e institucional de transformação cultural.
Responsável por Employer Branding e reputação corporativa.
Gestão de eventos e campanhas nacionais e internacionais.
Responsável por canais de comunicação digitais e offline (website, LinkedIn, portal, jornal, mural, TV corporativa, podcast interno, rede social interna, entre outros).
Criação de conteúdo para posicionamento da marca em ambiente interno e externo de acordo com calendário de ativações.
Desenvolvimento do planejamento estratégico da área.
Responsável por comunicações e ações de responsabilidade social, diversidade e sustentabilidade.
Gestão de equipe, distribuída em cinco países da América Latina.
Gestão de orçamento da área e relacionamento com fornecedores.
Participação em processo de mudança de marca na América do Sul.
Comunicação executiva para a alta liderança da organização.
Relacionamento com agencia de noticias e imprensa.
Principais Resultados:
Formação de equipe Latam e definição de escopo.
Construção de EVP.
Lançamento do website, jornal interno, Intranet, digital Billboard, podcast e rede social corporativa para a América Latina.
Atualização de marca na América do Sul.
Comunicação do programa de responsabilidade social e diversidade.
Campanha de Comunicação e Engajamento da nova missão, visão e valores para Brasil e exterior.
Desenvolvimento da Política de Comunicação.
Organização de eventos como convenções, confraternização, reuniões executivas, entre outros.
Premiação por reconhecimento ao processo de comunicação e engajamento na campanha Great Place to Work, certificação inédita obtida pelo Makro em 2021. -
Comunicadora Senior - Racional Engenharia (10/2012 a 2/2023)
Responsável pela reestruturação do website, manual de marca, arquivo digital e banco de imagens.
Elaboração de conteúdo e gestão de redes sociais.
Mapeamento de eventos no mercado de interesse para exposição da marca e relacionamento.
Estratégia de posicionamento de marca.
Auditoria de marca nos canteiros de obra, comunicação interna, eventos e gestão dos canais de comunicação, bem como a integração de novos colaboradores.
Comunicação de cultura organizacional.
Principais Resultados:
Atualização de manual de marca e auditoria em diversos Estados Brasileiros. Realização de auditoria de aplicação da marca, tendo elevado a média de pontuação de 7,0 para 9,5 de conformidade como estipulado no Manual de Identidade Visual. -
Líder de Comunicação e Gestão da Mudança - Odebrecht (2/2013 a 5/2016)
Implantação de uma das áreas de comunicação do Grupo, atendendo 6 negócios em 26 países.
Gerenciamento da equipe de comunicação, atendendo áreas de apoio para alguns negócios do Grupo, bem como controle do orçamento da área e relacionamento com fornecedores.
Gestão da Mudança, englobando: comunicação, gestão de stakeholders, clima e treinamento.
Gestão de crise de imagem.
Gestão de canais de comunicação (redes sociais, portal, jornal, mural, TV corporativa, rede social interna, entre outros) e utilização da marca e identidade visual nas peças de comunicação e portais.
Gerenciamento e condução de pesquisa de clima, pesquisa de satisfação, campanhas e eventos internos.
Comunicação de Cultura Organizacional.
Participação em processo de mudança de marca.
Gestão de eventos.
Relacionamento com imprensa.
Comunicação para todos os níveis da organização.
Principais Resultados:
Saving do orçamento da área em 35 de 2014 para 2015, por meio de modelo de planejamento, com recuperação de orçamento por prestação de serviços internos, sem acréscimo de headcount.
Implantação da área para atender diferentes negócios do Grupo no Brasil e exterior.
Estratégia de comunicação para reestruturações organizacionais das áreas de comunicação.
Primeira empresa no Brasil a implantar rede social da Microsoft.
Participação no processo de atualização de marca nos 26 negócios.
Responsável pela área de Change Management para projetos de tecnologia e financeiros, abrangendo um público de mais de 100 mil colaboradores no Brasil e exterior.
Formação Acadêmica
-
MBA (1/2009 a 12/2009)
MBC - Comunicação Empresarial e Institucional - Universidade Paulista -
Superior (1/2004 a 12/2008)
Comunicação Social - Universidade de Santo Amaro - UNISA
Cursos e Certificações
International Marketing and Executive Management - University of La Verne CA/ USA 2010
Redes Sociais e Inovação Digital- ESPM São Paulo/SP
Comunicação Digital - PUC SP - São Paulo/SP 2019
Cursos adicionais:
Employer Branding Love Modays - BR Business English ESL/CA BRA Programa de Desenvolvimento de Líderes Career Center pela Odebrecht - BR Como estabelecer indicadores e mensurar a comunicação corporativa Aberje - BR Como realizar eventos de sucesso Catho Educação Executiva Realidade aumentada, experiências virtuais no mundo real AMCHAM BR Visita Técnica de Comunicação NASA/ CA EUA Visita Técnica de Comunicação CSI/ CA EUA Comunicação em Construção Construção do Metrô de Lima / Peru Pacote Office Visio SAP Oracle Photoshop e Corel Draw (básico) EVP Employee Value Proposition Love Mondays /São Paulo.
Conhecimentos Gerais
COMUNICAÇÃO INTERNA, EXTERNA E INSTITUCIONAL/EMPLOYER BRANDING/ EVP /ENDOMARKETING/MARKETING/ GESTÃO DA MUDANÇA/ ASSESSORIA DE IMPRENSA/ REPUTAÇÃO CORPORATIVA