Coordenador de Marketing
Síntese de Qualificações
Pós Graduada em Mkt pela ESPM, com especialização em Gerência de Produtos pela FGV, formada em Adm.Empresas pelo Mackenzie. Trabalhei por mais de 15 anos nas áreas de Mkt, atuando em Comunicação, Produtos e Marca de empresas multinacionais como BASF Ind. Química, BSH BOSCH/ SIEMENS Eletrodomésticos e Banco ABN AMRO Real, além de período de 3 anos como Trainee e Planejamento Estratégico no Banco Itaú.
Mais de dez anos na área de Comunicação e Marca, responsável por agências de publicidade, campanhas e jobs, produção de releases para mídia impressa, materiais promocionais, marketing direto, campanhas de incentivo, vídeos institucionais, gerenciamento de sites, análise de patrocínios e ações de endomarketing e larga experiência em produção de eventos de pequeno e grande porte: planejamento, cronograma, budget e análise de resultados.
Em Produtos, atuei na análise da concorrência, produção de roadmaps, preços e rentabilidade, suporte para áreas Comercial e Trade Marketing, análise de mix de loja dos principais parceiros de negócios, destacando os atributos mais valorizados, fornecendo argumentos para negociações. Interface com área de PD, focus group, lançamentos, road shows pelo Brasil e estratégias de distribuição. Estudos sobre a carteira, projeção de cenários, controle orçamentário, análise de riscos, justificativa de resultados, relatórios mensais e apresentações gerenciais.
Por 9 anos à frente do meu próprio negócio, fomentando criatividade, autonomia e resiliência, habilidades de relacionamento com clientes, fornecedores e gerenciamento de equipe.
Boa comunicação oral e escrita. Facilidade de relacionamento com colaboradores, pares e superiores, fornecedores e clientes. Sou muito comprometida, com senso de prioridade, equilíbrio emocional e estilo mão na massa para realizar meu trabalho. Facilidade para aprender, habilidade para negociar, flexibilidade, dinamismo, bom humor, maturidade e bom desempenho, penso que completam meu Perfil.
Experiência Profissional
-
Analista de Marketing Sênior - BASF Ind. Química (9/2007 a 6/2009)
Plano de ações, contratação de agência, campanhas publicitárias, releases para mídia impressa, materiais promocionais e logística de brindes, marketing direto, campanhas de incentivo, vídeos institucionais, gerenciamento de sites e patrocínios.
Fiz parte da equipe de Repintura Automotiva, que com orçamento desafiador, usou de muita criatividade, coleguismo e estilo mãos à obra, para corresponder às demandas de uma nova diretoria e revigorar esse segmento em que a BASF ainda buscava melhorar sua participação no mercado nacional, embora fosse líder mundial.
Atuei na promoção das linhas de produtos junto às lojas revendedoras e prestadores de serviços de reparos (funilarias), participei de campanhas sell-in / sell-out, produzi eventos para relacionamento e expansão de tecnologia Base Água no Brasil (Linha 90), assim como da divulgação do Projeto Refinish Excellence, desenvolvido (e premiado!) na América do Sul, para ampliar o conceito de atendimento, buscar excelência e geração de valor para toda a cadeia produtiva, sobre os seguintes pilares: sustentabilidade para rede de distribuição, desenvolvimento das oficinas e treinamento dos profissionais, além do lançamento nacional e distribuição da ferramenta para identificação de cores - Glasurit Color Solution.
Desenvolvimento do material promocional e site do segmento, adaptação da comunicação já utilizada pela BASF Alemã, seguindo o guide line da matriz. Produção de press releases para mídias do setor, personalização da equipe técnica e cabines de repintura em concessionárias, seguradoras, etc. Fui ainda uma das responsáveis pela criação de vídeo institucional e grande evento de lançamento do Projeto RE (acima) nas instalações da fábrica. Cuidei da criação e reforma do centro de treinamento, loja para produtos da marca e área para recepção de profissionais do setor e parceiros de negócios, na fábrica de São Bernardo. -
Analista de Marketing Sênior - BSH - BOSCH e Continental Eletrodomésticos (6/2006 a 12/2007)
Colaborei com Divisão de Eletrodomésticos (Refrigeradores e Lavadoras de Roupa da BOSCH e Continental), no gerenciamento de produtos, produção/análise de relatórios/gráficos de performance, análise da concorrência, posicionamento de preços, distribuição e rentabilidade.
Participei do lançamento da linha de refrigeradores BOSCH Space, road shows nas principais capitais do Brasil, colaborei com a área de Comunicação no desenvolvimento de catálogos, informações para manuais técnicos, site e materiais promocionais para PDV e eventos.
Estratégias de distribuição, incluindo suporte para áreas Comercial e Trade Marketing, por meio de análise de mix de loja dos principais dealers, comparando os atributos dos produtos concorrentes e potencializando os argumentos de venda e diferenciais competitivos da nova linha de produtos - base para as negociações.
Acompanhei pesquisas com grupo-foco, para identificação dos atributos mais valorizados pelo consumidor e imput das áreas de desenvolvimento de produtos, design e engenharia, inclusive para contribuir com metas de redução de custo na fábrica. Participei de convenção com a equipe de vendas e trade marketing para apresentação de estratégias e soluções de problemas pós lançamento. -
Coordenadora de Marketing Relacionamento - Banco ABN AMRO REAL (5/2000 a 6/2006)
Foram muitas as ações de comunicação e relacionamento com os parceiros da Financeira do banco (concessionárias e lojas de automóvel), como produção de pequenos/médios coquetéis/feirões para parceiros, até eventos de grande porte, como: Fórmula 1 (receptivo para 5.000 convidados), Fórmula Renault (2.000 convidados), Campeonato Mundial de Motovelocidade (GP do RJ), Salão do Automóvel, Festas de Peão (camarote), Jogos da Seleção, Jantares e Coquetéis, Receptivos, além de Festas de Confraternização dos Funcionários, etc., com domínio de cada etapa dos processos: planejamento, briefing para os fornecedores, stands, logística, ingressos, transporte, hospedagem, análise dos resultados das ações e gerenciamento da verba de marketing.
Participei intensamente da criação do plano de comunicação, contratação de agências, planejamento e orçamento anual da unidade, campanhas publicitárias, materiais promocionais e produção gráfica. Conduzi projeto de terceirização da logística de brindes e materiais de guerrilha. Gerenciei site do segmento, vídeos institucionais, ações de marketing direto e campanhas de incentivo (vendas/prospecção/performance). Analisei projetos de patrocínio cultural/permuta de ingressos para relacionamento, bem como patrocínio e participação de campanha contra a fome no NE (empresa responsável).
Coordenei Área de Relacionamento e Central de Boas-Vindas. Responsável pela Ouvidoria do segmento, visando diminuir os índices de reclamação, interagia com demais áreas para revisão de produtos e processos que atendessem às necessidades dos clientes. Desenvolvi jornal interno, promovendo integração/valorização das equipes e melhoria no atendimento.
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (1/2005 a 8/2005)
Gerência de Produto Especialização GVPEC - Fundação Getúlio Vargas (FGV) -
Pós-graduação (1/2000 a 12/2001)
Marketing Pós Graduação - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
Cursos e Certificações
Administração de Empresas Bacharelado - Universidade Mackenzie
Edificações Colegial Técnico - Escola Técnica Federal de SP (ETFSP)
Designer de Interiores - SENAC
EMPRETEC, Cursos Empreendedorismo- SEBRAE
Conhecimentos Gerais
Acredito ter como pontos fortes, as características de perfil requeridas no descritivo da vaga, tais como: habilidade para estabelecer boa comunicação e relacionamentos sólidos com os parceiros, stakeholders e demais lideranças do negócio.
Coloco-me à disposição para entrevista pessoal, quando poderei melhor compreender e apresentar como contribuir com as necessidades da empresa.
Agradeço desde já, torcendo pela oportunidade.