Analista Comercial
Síntese de Qualificações
Carreira, com mais de 15 anos de experiência, desenvolvida na área Administrativa com foco em Comércio
Exterior, Área Comercial e Financeiro.
Responsável pelo controle e gestão de importação de livros, revistas e outros itens.
O trabalho foi moldado face a característica da importação ser contínua, com frequência semanal e peso entre
de 3t e 14t, em países como USA / UK / POR / FR.
Extremamente atencioso, gerava a estimativa de custos de importação (anual, mensal e semanal) visando
provisão financeira para futuras liberações alfandegarias e apuração no armazém de qualquer discrepância para
consubstanciar solicitação de crédito junto aos fornecedores ou sua reposição. O persistente trabalho de
acompanhamento e persuasão gerou RS 1 milhão de crédito num período significativo.
Atento ao mercado, após aprofundar o conhecimento da operação, foi possível reduzir o prazo de entrega ao
consumidor final aumentando a frequência dos embarques e a liberação da carga com custos acessíveis a
empresa, com isso o transit time passou a ser de três dias.
Semanalmente, antes de autorizar o embarque, realizava a análise de custo para decisão de autorização do
embarque, custeio da importação, solicitação de reserva de voo, acompanhamento da chegada da mercadoria
no porto/ aeroporto e efetuava a reserva de transporte do aeroporto ao armazém. Paralelamente realizava
a conferencia de toda documentação (AWB/BL) e apurava os custos reais envolvidos na operação até a entrega
ao cliente final.
Experiência Profissional
-
Analista Comercial - Livraria Cultura S.A (11/2004 a 4/2021)
Administrava todo o ciclo do
processo de liberação de mercadoria importada como: provisões de custos, utilizando os dados de quantidade de
mercadoria a ser comprada pelo comercial, conferencia de booklist (conferência de todos os pedidos que chegavam
no agente alfandegário), cálculo e conferência dos documentos de embarque, acompanhamento da mercadoria até a
chegada ao porto/aeroporto, emissão de notas fiscais para liberação da mercadoria junto ao despachante com
conferência dos impostos e valores, conferência de quantidade ao chegar a mercadoria em nosso armazém, afim de
solicitar crédito dos itens faltantes para restituir valores a empresa, organização de documentos físicos e eletrônicos
para análise do departamento fiscal, contábil e de auditorias, atuação em inventários de lojas para alinhamento dos
produtos em estoque, aplicação de crédito gerando restituição significativas à empresa, contatos com corretoras com
intuito de adquirir melhores taxas cambiais para pagamentos de frete internacional e faturas de fornecedores, toda
conferência documental de fechamento de câmbio, checklist em todos os procedimentos de desembaraço aduaneiro. -
Assistente de Importação - Pearson Education do Brasil LTDA (11/1998 a 7/2003)
Administrava as tarefas de: cotação de tarifas,
conferência de booklist, contatos com fornecedores sobre compras e prazo de entrega, aplicação de crédito, todo
procedimento de liberação alfandegário, conferência dos valores discriminados no conhecimento marítimo e aéreo
(BL e AWB), colocação do pedido de compra, rastreamento da mercadoria até a chegada ao porto/aeroporto
(exterior), acompanhamento na liberação alfandegária e chegada dos produtos em nosso armazém.
Formação Acadêmica
-
Superior (1/2008 a 12/2010)
Comércio Exterior e Negócios Internacionais - Centro Universitário Nove de Julho
Cursos e Certificações
Excelência no Atendimento a Internet Centro de Pesquisa, Capacitação e Desenvolvimento Contínuo
(CPDEC),
Importação: Rotinas e Procedimentos SENAC,
Português avançado Realizado pela Livraria Cultura S.A.
Conhecimentos Gerais
Internet, Paint, Scanner e e-mail.
Pacote Office (Word, Excel e Power point) - intermediário.