Gerente Industrial, Operações, Gerente de Fábrica
Síntese de Qualificações
o Redução de custo, melhoria na margem operacional e no OEE, gestão do inventário e aumento na eficiência nos
processos através do LEAN, WCM, KAIZEN, TPM, processo de turnaround em várias áreas e projetos Six-Sigma.
o Implementação de linhas de manufatura e montagem no conceito de indústria 4.0 e implementação de CD.
o Foco na disponibilidade e estabilidade de máquinas e equipamentos, além de ações para redução do custo,
implantação e gestão do TPM.
o Gestão de políticas e procedimentos do sistema SSMA e gerenciamento de resíduos.
o Experiência com encerramento e transferência de operação industrial, greves, FA, entre outras.
o Gestão estratégica de fornecimento, insource e outsource de produtos e processos. Executei vários projetos em
Compras, COMEX, Logística e Transporte, englobando abastecimento End to End, redução de custo, roteirização,
otimização tributária e revisão de contratos com fornecedores, 3PL e serviços. Vivência na gestão do SOP, due
diligence, WMS, KANBAN, MILK RUN, auditorias de fornecedores nacionais e internacionais (SQA), entre outras.
o Excelentes conhecimentos práticos na Gestão da Qualidade (ISO 9001, 14001, OHSAS 18001 e ATF16949), Gestão
de Projetos e ferramentas da qualidade e engenharia como PDCA, MASP, 5W2H, VSM, FMEA, PPAP e APQP.
o Liderança de grandes grupos (700) e no desenvolvimento de equipes de alta performance voltadas para resultado.
o Experiência Internacional (Argentina, Chile, EUA, França, Polônia, Alemanha e Bélgica): Experiência em
transferência de tecnologia, aprovação de máquinas, processos e projetos, benchmark de boas práticas da área
industrial, tratativas de problemas de qualidade, desenvolvimento de fornecedores, entre outros.
Experiência Profissional
-
Sócio - Consultor
Consultoria especializada em prover excelência operacional utilizando modernas metodologias, com
o objetivo de apoiar organizações na reinvenção e adequação dos seus processos operacionais, logísticos e estratégicos -
Gerente de Suporte ao Cliente para a A. Sul - Briggs Stratton (10/2014 a 7/2018)
Gerente de Suporte ao Cliente para a América do Sul Reporte ao Diretor Geral - Fev/17 Jul/18
Responsável por 30 representantes, 850 Assistências Técnicas, 4.500 Pontos de Venda e 14 Dealers na A. Sul
Readequação do processo e dos procedimentos do Pós-Vendas e aumento de 70 da rede de assistência técnica no
Brasil e América do Sul com a criação de A.T. diferenciadas, resultando em aumento em RS500K/ano.
Gestão de custos com garantia e melhoria no produto, resultando em um custo com garantia 1,1 se tornando
benchmark mundial dentro da companhia. Implantação de novos serviços e informações no site da empresa para
suportar a rede de A.T e clientes, como vídeos de treinamento, manuais de manutenção, entre outros.
Gerente de Operações para a América do Sul Reporte ao Diretor Geral - Out/14 Fev/17
Responsável por 76 colaboradores (2 Gerentes, 5 diretos e 69 indiretos)
Reestruturação dos processos de Compras e COMEX com ganhos significativos de S400K/ano com redução de
custo em contratos de serviços, matéria-prima e produtos e aumento de eficiência nestes processos.
Implementação do Lean Manufacturing, VSM e procedimentos de inventário que geraram aumento na eficiência
fabril em 30 e aumento 16 no nível de acuracidade de estoque (acuracidade físico e financeira de 99,5).
Gestão da mudança da fábrica de SJP para Araucária, do fluxo físico/financeiro da construção, da instalação do novo
site, de 8.000 SKUs, 4.500 PV no Brasil, de 32 representantes e exportações para América do Sul, sem ônus.
Revisão no processo da Manutenção e implantação do 5S que resultaram em RS150K/ano de redução de custo.
Redução de custo com energia elétrica, limpeza de fábrica, lixo industrial, entre outras com redução RS350K/ano.
Membro ativo no Comitê Estratégico da Industria e Manufatura da AMCHAM de Curitiba Mar/15 Jul/18. -
Gerente de Contrato - Manutenção de Site - LEADEC INDUSTRIAL SERVICE (9/2013 a 10/2014)
Gerente de Contrato Reporte ao Gerente Geral - Jul/14 Out/14
Responsável pela Manutenção e KAIZEN da planta de montagem de veículos da FORD Camaçari (3Turnos).
Revisão da estrutura e dos processos, resultando em maior eficiência e 5 de redução no downtime.
Site Manager Reporte ao General Manager - Nov/13 Jul/14
Responsável por 240 colaboradores (1 Gerente, 5 coordenadores, 3 engenheiros e 231 indiretos)
Implementação do carro Novo KA na planta do Body Shop com investimentos de mais de RS65M.
Administração dos contratos dos sistemistas (ABB, KUKA, COMAU), com a instalação de 68 robôs, 30 novos
dispositivos, atendendo prazos e padrões contratuais de segurança, qualidade e certificação do processo.
Homologação dos fornecedores de serviços para instalação e adequação da linha de produção para o Novo KA.
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (3/2020 a 3/2021)
Empreendedorismo e Inovação nas Engenharias - UNESP / UNIVESP / CREA -
MBA (2/2004 a 12/2004)
Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação - USP / FEA
Cursos e Certificações
EDUCAÇÃO CONTINUADA ÚLTIMOS 4 ANOS E RELEVANTES
Inteligência Artificial Aplicada a Industria 4.0 Industria Xperience - Fevereiro/2021
BOOTCAMP FIA ONLINE FIA - Agosto/2020
Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudança PUCRS Agosto/2020
Facilitador LEGO SERIOUS PLAY - STRATEGIC PLAY Group Janeiro/2020
Desenvolvendo a Industria 4.0 SENAI SP Novembro/2019
EMPRETEC SEBRAE SP Setembro/2019
EMPREENDA SEBRAE SP Agosto/2019
Agile Principles and Methodologies Skillsoft Março/2019
ProIndústria-Fórum 2018 Outubro/2018
Treinamento Técnico e Comercial para Representantes Comerciais - BRIGGS STRATTON - Dezembro/2017
Auditor interno em ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 pela Bureau Veritas Março/2009
Como Implementar e Aprimorar Sistemas de Gestão FNQ Agosto/2006
Planejamento Estratégico - HERAEUS ELECTRO-NITE - Setembro/2006
TPM SETEC Consulting Group Junho/2004
Sistema de Gestão de Materiais SETEC consulting Group - Fevereiro/2004
Certificado como Six Sigma Project Champion SIX SIGMA ACADEMY Maio/2001
KAIZEN - CUMMINS - Março / 1999
Conhecimentos Gerais
o Competências: Visão de estratégica, execução, resiliência, espírito de equipe e gestão de conflitos.