Gerente de Vendas
Síntese de Qualificações
35 anos de experiência profissional adquirida em múltiplas funções envolvendo gestão de vendas diretas e indiretas em empresas nacionais e multinacionais (construção civil, tecnologia da informação e serviços), uso de ferramentas de CRM, utilizando múltiplos canais de venda. Planejamento comercial, através da análise de mercado e concorrência, alinhado com o Planejamento Estratégico da empresa. Acompanhamento dos indicadores da área comercial e estruturação de equipes. Habilidades pessoais: Foco em resultados, Liderança e motivação de pessoas, Criatividade, Senso crítico, Inovação.
Experiência Profissional
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Gerente Nacional de Vendas - KHRONOS Segurança Privada Ltda (12/2017 a 12/2020)
Responsável pela área Comercial Marketing, liderando uma equipe de 50 profissionais,
Acompanhamento de Metas de Vendas (planejado X realizado),
Implementação da nova Política de Comissionamento,
Criação do canal de vendas Corporativo,
Criação de novos serviços/produtos,
Implantação do CRM,
Redução do tempo de faturamento de 45 para 21 dias,
Criação do Novo Projeto de Canais, projetando o crescimento para 2025,
Inovação através do uso de novas tecnologias para melhoria do processo de vendas,
Desenvolvimento de novas unidades no território brasileiro,
Capacitação da equipe comercial e elaboração de Campanhas Motivacionais de Vendas,
Desenvolvimento de campanhas digitais de Marketing,
Aumento de 56, em média, do faturamento mensal em relação a 2017,
Crescimento de 09 nas vendas e 12 na receita líquida em relação a 2017,
Crescimento de 17 nas vendas e 21 na receita líquida em relação a 2018. -
Diretor Comercial - Incorporadora Vitória Ltda (6/2008 a 11/2017)
Responsável pela área Comercial Marketing, liderando uma equipe mista,
Acompanhamento de Metas de Vendas (planejado X realizado),
Capacitação da Equipe comercial: técnicas de vendas, uso de ferramentas para controle,
Elaboração de Campanhas Motivacionais de Vendas,
Lançamento de Novos empreendimentos,
Desenvolvimento de campanhas de Marketing com agência e meios de comunicação,
Relacionamento com clientes, instituições de classe, governo e sindicatos,
Superação das metas de vendas em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. -
Gerente de Vendas Senior - IBM do Brasil (10/2002 a 4/2008)
Elaboração do Planejamento Comercial, alinhado com o Planejamento Estratégico,
Implantação do Plano de Expansão Nacional, captando novos representantes, cobrindo mais de 20 estados brasileiros,
Implantação do SAC e ouvidoria,
Capacitação de representantes,
Acompanhamento em Negociações mais Complexas,
Revisões semanais de forecast,
Viabilidade de Novos Negócios,
Implantação do novo Plano de Comissionamento e KPIs da área comercial, contemplando vendas diretas e indiretas,
Integração do Comercial com Faturamento e Contas a Receber,
Reestruturação do processo de cash in,
Gestão e Renegociação de Contratos,
Implantação de ferramenta de forecast via web,
Diminuição do tempo do faturamento de 45 dias para 05 dias,
Aumento no volume de vendas em mais de 70 no período.
Formação Acadêmica
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Mestrado (3/2001 a 8/2002)
MBA em Marketing - FGV -
Superior (8/1983 a 12/1988)
Bacharel em Iformática - PUC
Cursos e Certificações
- Vendas Complexas
- Gestão de Vendas
- Spin Selling
- Think Client Value (IBM)
- Software Top GUN (IBM)
- High Performance Selling (IBM)
- Business Case (ORACLE)
- Complex Sales Management (Symnetics)
- Marketing 1to1 (Peppers)
Conhecimentos Gerais
Liderança, Gestão de Pessoas, Spin selling, Redução de Custos, Precificação de Produtos/Serviços, incorporação de imóveis, impostos, resolução de conflitos, planejamento estratégico, planejamento comercial, planejamento de marketing, gestão de canais, vendas diretas, vendas indiretas, ERP, ctas a pagar/receber, faturamento, rotinas de RH, gestão orçamentária, vendas de alto padrão