Gerente Comercial
Síntese de Qualificações
Experiência em diferentes Áreas: Comercial, Marketing e Administração, conseguindo, assim, uma visão global de mercado. Sólida bagagem em gestão de negócios de Consignados para Servidores e Privado B2B, formação de equipes, prospecção de mercado, visitas e negociação com clientes estratégicos, divulgação de ações de marketing em clientes prospectados, estudo de perfil de clientes, apresentação de produtos, abertura de novos canais de vendas, visão estratégica, controle de indicadores e postura hands on, completam o perfil deste profissional.
Experiência Profissional
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Gerente Geral - GRUPO RBS (11/2012 a 5/2016)
Atribuições:
Gerenciar a Instituição nos Estados do RS e SC, liderar equipe de 20 colaboradores, atuar nas áreas: Comercial, Marketing e Administrativa, criar e cumprir o Planejamento Estratégico, responder pela gestão de indicadores de desempenho, controlar e aplicar o buget anual, propor ações promocionais, acompanhar e controlar os resultados, gerenciar dados estatísticos de vendas, buscar inovações tecnológicas, estabelecer relacionamento interno com o Grupo RBS e com o mercado externo através de visitas a clientes.
Principais Realizações:
Conquista de metas anuais: Indicadores não Financeiros: aumento do n de clientes (25), aumento do índice de satisfação dos clientes (90), Indicadores Financeiros: cumprimento do Placar Matricial/Orçamento (100), aumento de receitas (21) e diminuição de despesas (25). Manutenção, dentro do orçado, dos gastos e investimentos da área Comercial/MKT.
Definição da estratégia de crescimento da Instituição, desenvolvendo novos negócios e clientes, capacitando e treinando a equipe. Tomada de decisões estratégicas, gerindo e readequando as atividades com foco em resultados, planejando ações de marketing institucional, aplicando técnicas de negociação, apresentando mix de produtos e assegurando a rentabilidade da operação. -
Gerente Geral - TERRA VILLE (11/2009 a 8/2012)
Atribuições:
Profissionalizar setores da empresa, definir processos e procedimentos, gerar significativa redução do custo administrativo na gestão de mais de 80 colaboradores, estabelecer estratégias para o desenvolvimento do negócio da empresa, planejar ações de vendas, diversificar negócios, gerenciar metas com foco em resultados, desenvolver novos produtos, conduzir reuniões alinhando as metas individuais da equipe e elaborar propostas comerciais.
Principais Realizações:
Liderança na confecção e implantação do Planejamento Estratégico, do orçamento anual e do programa Quality Inn, possibilitando um sistema de gestão baseado em itens de controles gerenciais e identificação de indicadores. Gerenciamento do desempenho x planejado, implantação de políticas de promoções, desenvolvimento e manutenção dos KPIs relativos à produção comercial da equipe e acompanhamento nas visitas externas de prospecção.
Atuação em projetos de marketing, estabelecendo interface com as demais áreas, administrando oportunidade de melhorias, práticas de mercado, definição de estratégias para o desenvolvimento do negócio da empresa e abertura de novos canais de vendas. Desenvolvimento e gestão de portfólio de clientes ativos e em prospecção, identificando novos clientes e proporcionando expansão de mercado. -
GERENTE REGIONAL COMERCIAL (RJ) - GRUPO SABEMI (RS/RJ) (6/2006 a 3/2008)
Atribuições:
Gerenciar regionalmente a área comercial da empresa, no Estado do Rio de Janeiro, responsável pelo relacionamento comercial com a rede de 140 representantes, delimitar território de atuação, segmentar clientes, abrir novos canais de vendas, implementar estratégias, planos de ação, desenvolver equipes, elevar o volume de vendas, buscar inovações e tecnologias de mercado, definir e monitorar as metas estipuladas para equipe de vendas. Atuação também nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Goiás.
Principais Realizações:
Prospecção do mercado da Região Sudeste, aumentando a produção de 05 milhões (RS)/mês para 20 milhões (RS)/mês, num período de 10 meses, através da expansão da rede de 50 para 140 representantes potenciais, proporcionando aumento de rentabilidade ao negócio. Gestão de equipe de vendas externas, elaboração e gerenciamento de estratégia e resultados de vendas na regional de atuação, delimitando território, gerenciando e mapeando a concorrência.
Abertura de 30 novos canais de vendas, em diversos Estados do País, identificando potencialidades de localização, estrutura e perfil de público alvo, gerando viabilidade de novos negócios, alinhados com os objetivos de expansão de mercado, reduzindo o custo de vendas em 20. Elaboração do plano estratégico e da política comercial, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, qualificando e treinando representantes e monitorando a concorrência.
Formação Acadêmica
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MBA (3/2014 a 11/2014)
Pós MBA em Negociação - Fundação Getúlio Vargas -
MBA (3/2006 a 11/2008)
MBA em Marketing - Fundação Getúlio Vargas
Cursos e Certificações
Técnico em Transações Imobiliárias Escola Colibri/Rio de Janeiro-RJ
Avaliador e Examinador do PGQP - SK Consultoria/Porto Alegre-RS
Planejamento Estratégico e Orçamentário FGV/Rio de Janeiro
Planejamento de Marketing - FGV/Rio de Janeiro