Gerente Comercial
Síntese de Qualificações
Possuo ampla experiência em gestão na área Comercial/Venda.
Gerenciamento e expansão de venda através de fidelização, prospecção e melhoria na cobertura de representantes comerciais.
Coordenação de equipes internas e externas (representantes autônomos e vendedores), preparação de metas de venda por região versus representante.
Gerenciamento e coordenação de sistemas de controles e gestão como Business Intelligence e KPI.
Elaboração de estratégias comerciais por segmentação de canais de vendas e gestão de contas de clientes com perfil Key Account.
Análises e acompanhamentos de relatórios de resultados.
Gerenciamento, planejamento e execução de orçamento de vendas, planos comerciais, e planejamentos de lançamentos de produtos.
Elaboração e atuação em desenvolvimento e gerenciamento de planejamentos estratégicos.
Desenvolvimento de produtos e artigos exclusivos para atender diversos perfis de clientes.
Direcionamento de produção em sintonia com PCP através de metas e orçamento.
Estudo de tendências de consumo, apresentação de workshops, treinamento de vendedores e representantes.
Gerenciamento através de segmentação e posicionamento de marcas.
Participação em comitês de fábrica, financeiro, controle ambiental e ERP.
Análises de viabilidade econômico-financeira, macroeconômica e de custo versus margem de rentabilidade.
Experiência Profissional
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Gerente Comercial
Responsável por:
Administrar a área comercial através do gerenciamento de representantes e vendedores,
Atender os principais clientes da empresa (key accounts),
Desenvolver políticas comerciais através regulamentações, planos de bonificações e zoneamento de atendimento.
Treinar e preparar a equipe de vendas seguindo a filosofia de valores da empresa,
Ampliar a carteira de clientes e melhorar a pulverização da venda,
Gerenciar e controlar através de ferramentas de gestão como KPIs e BIs,
Atender e visitar clientes em todo território nacional,
Reposicionar os produtos e a empresa dentro de uma nova segmentação de produtos e valor,
Elaborar e participar no planejamento estratégico,
Mapear as zonas de atendimento para ampliar a atuação de novos representantes,
Analisar a viabilidade econômica na precificação de produtos,
Manter a atualização de CRM,
Efetuar constantes pesquisas de mercado com a finalidade de avaliar possibilidades de novos produtos, parceiros e movimentações no mercado em geral,
Estabelecer uma rede de relacionamentos com o mercado. -
Gerente Comercial - Indústrias Têxteis Sueco Ltda. (3/2019 a 2/2021)
Responsável por:
Administrar e gerenciar a área Comercial e direcionamento da produção,
Atender os clientes Key Accounts e exportações para o Mercosul,
Estabelecer objetivos e metas para os representantes comerciais,
Desenvolver ferramentas de controle e gestão como BI e KPI,
Visitar os principais clientes para manutenção de relacionamento e propects para ampliação de mercado,
Estabelecer metodologias de preços para maximizar resultados financeiros,
Direcionar a produção fabril para atender sob demanda de mercado, assim evitando estoques,
Treinar representantes com o objetivo de atender dentro da necessidade e expectativa da empresa,
Desenvolver produtos exclusivos para clientes,
Manter a atualização de CRM,
Elaborar e controlar budget anual de vendas. -
Gerente Comercial - Alpina Têxtil Ltda. - Fiação Alpina Ltda. (4/2011 a 3/2019)
Responsável por:
Administrar e gerenciar a área Comercial,
Responsável por introduzir produtos em novos segmentos de mercado nacional e Mercosul,
Elaborar a estruturação do plano comercial da empresa, incluindo metas por região versus representante,
Definir as metas/objetivos da área comercial por representante e região,
Controlar, analisar e definir os indicadores de resultados.
Elaborar o budget anual.
Pesquisar as tendências de consumo e analisar o mercado nacional e internacional,
Elaborar políticas de premiações de representantes/vendedores,
Efetuar contatos diretos com clientes estratégicos ou de grandes volumes (Key Account).
Desenvolver ferramentas de controle e gestão como Business Intelligence e KPIs,
Atualizar e incorporar de ERP no módulo comercial,
Desenvolver produtos exclusivos para clientes com o objetivo de solidificar o relacionamento,
Contratar e treinar representantes dentro da filosofia da companhia,
Desenvolver catálogos, books e materiais diversos para divulgação de produtos.
Formação Acadêmica
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Pós-graduação (3/2000 a 9/2001)
Marketing - Fundação Getúlio Vargas -
Superior (2/1989 a 12/1992)
Administração de Empresas - Faculdades Oswaldo Cruz
Cursos e Certificações
E-Commerce EAD Senac (42 horas 2021)
Gerenciando o Desenvolvimento de Produtos e Serviços Fundação Getúlio Vargas (64 horas 2005)
Direção Estratégica de Marketing Fundação Getúlio Vargas (60 horas 2003)
Gestão Estratégica de Negócios Fundação Getúlio Vargas (64 horas 2007)
Estruturação e Alinhamento do Planejamento Estratégico Fundação Dom Cabral (in company 2008)
Finanças e Contabilidade para Administradores não Financeiros - ESPM
Pesquisa de Mercado ESPM (12 horas 2003)
Plano de Marketing e Gerência de Produtos IMAM (32 horas 2003)
Formação de Preços USP (2000)
Práticas de Negociação Comercial Ibramerc (40 horas 2014)
Inteligência de Mercado Ibramerc (40 horas 2013)