Comunicação
Síntese de Qualificações
Como profissional de comunicação formada em jornalismo, tenho uma vasta experiência em ajudar empresas
a superar desafios na área de Jornalismo, Marketing, Gestão Administrativa, Negócios e Finanças. Ao longo
dos anos, pude conhecer as dores e os obstáculos dessas áreas e isso só aumentou minha paixão pelo assunto.
Fui gestora de marketing de uma empresa de tecnologia, liderando equipes e sendo responsável por planejar,
executar e monitorar projetos estratégicos. Atualmente estou cursando um MBA em Gestão de Negócios,
Controladoria e Finanças Corporativas, buscando sempre me atualizar em novas competências como liderança,
criatividade, inovação e gestão de negócios.
Com 27 anos de vivência em Jornalismo, Marketing e Gestão Administrativa, sendo 10 anos em assessoria de
comunicação social, 09 anos como gerente de marketing e comunicação corporativa em empresa multinacional
de tecnologia e 08 anos na área administrativa e financeira em empresas de pequeno e médio porte com
segmentos diversificados, me sinto apta a otimizar resultados e garantir interesses do meio de comunicação
e públicos almejados.
Meu tom de voz profissional visa transmitir seriedade, confiança e comprometimento em tudo o que me
proponho a fazer.
Experiência Profissional
-
Assistente Financeiro - Loja Direto de São Paulo Floripa (6/2022 a 1/2023)
Reporte à Diretoria Executiva, fornecendo informações financeiras e relatórios de desempenho.
- Responsável por executar as rotinas administrativas da empresa.
- Controle de contas a pagar e receber.
- Arquivar, copiar e escanear documentos diversos.
- Atendimento a clientes e fornecedores (presencial, telefone ou e-mail).
- Apoio na abertura e fechamento de caixa.
- Serviço bancário.
- Suporte ao recursos humanos com a contratação e desligamento dos funcionários. -
Gestão Administrativa - It 119 Spa da Beleza. (7/2020 a 9/2021)
Responsável por desempenhar uma série de funções de extrema importância para o funcionamento geral
do estabelecimento. Dentre elas, destaco a organização e controle financeiro, gestão de recursos humanos,
planejamento estratégico, além do bom relacionamento com os clientes.
- Foi necessário aplicar diferentes técnicas e habilidades para lidar com as demandas diárias, como
habilidades de liderança, capacidade de análise de dados para a tomada de decisões e gestão de conflitos.
- No que se refere à administração financeira, tive o cuidado de manter a saúde financeira do Spa,
desenvolvendo orçamentos e estratégias de controle de fluxo de caixa, buscando sempre cortar gastos
excessivos e otimizar investimentos em setores prioritários.
- Além das práticas habituais de valorização dos colaboradores, implementei um mimo especial em
celebração ao aniversário de cada um: um dia completo de bem-estar no Spa. Com o objetivo, para motivar
e incentivar o crescimento profissional dos integrantes da equipe.
- Por fim, o relacionamento com os clientes foi uma das minhas principais preocupações. Para tanto,
implementei estratégias de atendimento de excelência, buscando ouvir e compreender as necessidades
individuais de cada cliente, proporcionando assim uma experiência única e personalizada. -
Jornalista - Jornal de Jaguariúna (JJ) do Grupo O Regional de C (8/2019 a 3/2020)
Apuração das informações, a redação de matérias precisas e cativantes, até a busca por fontes confiáveis e
fontes complementares, eu estive à frente de um trabalho complexo e desafiador.
- Compromisso com a verdade e a objetividade era absolutamente fundamental para o sucesso da equipe.
- Tive o papel de ser o filtro final, garantindo que nada fugisse ao padrão estabelecido pelo nosso jornal, tão
dedicado à excelência de seus conteúdos.
-Responsável pela ação de edição, ajudando a moldar a estrutura das notícias e dos artigos que iriam aos
leitores.
- Minha jornada como jornalista de um jornal impresso me ensinou mais do que poderia imaginar e me
preparou para abraçar novos desafios profissionais com confiança e entusiasmo.
- A primazia pela verdade e objetividade foram a base do sucesso dos meus artigos, sempre zelando pela
imparcialidade nas coberturas de fatos e eventos relevantes.
- Como jornalista de um jornal impresso tive uma experiência ímpar, que me capacitou a evoluir como
profissional e assumir novos desafios em minha vida. -
Secretária Executiva - It 119 Spa da Beleza. (9/2018 a 1/2019)
Assumi uma série de responsabilidades essenciais para o pleno funcionamento do estabelecimento.
- Destaquei-me ao colocar em prática habilidades-chave de gerenciamento, comunicação e organização.
- Minhas atividades incluíram o gerenciamento efetivo de agendas, reuniões e compromissos de clientes,
além da supervisão de demandas cotidianas, como atendimento telefônico e e-mail.
- Como parte de meu papel, liderei a execução de projetos especiais, como campanhas publicitárias e a
criação de um programa de fidelidade para clientes recorrentes.
- Meus esforços eficientes e eficazes contribuíram para a satisfação dos clientes e para a manutenção de
uma atmosfera agradável e organizada dentro do Spa. -
Locutora e Apresentadora - Rádio Imigrantes de Turvo. (4/2015 a 2/2016)
Locutora anunciadora, apresentadora, noticiarista e entrevistadora.
- Operadora de mesa.
- Produção de roteiros musicais, apresentação de programas musicais da rádio.
- Gravação de textos publicitários para serem veiculados no bloco de anunciantes da emissora. -
Jornalista - OMCP Oliveiros Marques Comunicação Política Ltda (4/2013 a 10/2014)
Elaboração de material de comunicação e divulgação, redação de textos, artigos, documentos, mensagens
e informações em geral, para jornais, informativos, folhetos, boletins e demais publicações do governo federal.
- Assessoria a candidata Gleisi Hoffmann para a campanha ao Governo do Estado do Paraná.
- Realização de reportagens para o programa, entrevistando e colhendo depoimentos das pessoas e realizando
locução para o programa. -
Jornalista - Produtora Capim Limão Filmes. (7/2012 a 10/2012)
Assessoria ao candidato Gustavo Fruet para a campanha da Prefeitura de Curitiba.
- Elaboração, redação, interpretação e organização de notícias sobre o candidato.
- Realização de clipping diário de jornais e redes sociais que divulgavam as notícias, expondo e comentando
os acontecimentos da campanha e do candidato.
- Realização de reportagens para o programa, entrevistando e colhendo depoimentos das pessoas e
realizando locução para o programa. -
Jornalista - SINDITEST-PR (4/2011 a 5/2012)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de
Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (SINDITEST-PR).
Profissional de comunicação.
- Planejamento e coordenação da comunicação do sindicato.
- Cobertura de eventos.
- Desenvolvimento de material impresso.
- Atualização do site.
- Registro fotográfico dos eventos promovidos pelo sindicato. -
Gerente de Marketing Comunicação - TELEDATA (TLD) Tecnologia em Conectividade Ltda. (8/2001 a 12/2010)
Elaboração do planejamento estratégico da empresa.
- Auxílio na inserção do projeto de cultura organizacional.
- Criação e editoria do jornal interno para a melhoria da comunicação interna da empresa.
- Elaboração de projetos motivacionais e treinamento a todos os colaboradores para o melhor desempenho
das próprias funções.
- Realização de eventos de comunicação interna para a empresa e participação neles: implantação da
Ouvidoria Interna, análise de situações específicas e assessoria a todos os colaboradores da empresa.
- Criação de eventos motivacionais, com o objetivo de melhorar a comunicação e integração entre os
setores.
-Para a comunicação externa: auxílio na criação dos fôlderes dos produtos e serviços da empresa.
- Auxílio na criação do novo design do site (textos, blog, imagens e montagem).
- Redação semanal da newsletter, das reportagens e malas-diretas enviadas para todos os colaboradores e
clientes.
- Realização mensal de pesquisas de qualidade com todos os clientes (pós-vendas e pós-atendimento).
- Pesquisa de dados, informações e entrevistas para a consolidação das informações recebidas.
- Realização de assessoria de comunicação, de acordo com a orientação da diretoria, promovendo o fluxo de
informações entre a TELEDATA e a imprensa, por meio de agendamento de entrevistas e contatos para a
participação em eventos da mídia.
- Elaboração de materiais (artigos, sugestão de pauta e informativos) que expressavam a posição da
TELEDATA e a inseriam em diversos níveis da mídia.
- Processo de criação das publicações, material de suporte (divulgação), utilizados pelos departamentos,
envolvendo revistas, boletins, cartazes, fôlderes, cadernos e jornais para o uso da TELEDATA. -
Assessora de Imprensa - SINTRACON Curitiba (1/2004 a 12/2008)
SINTRACON Curitiba, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção
Civil, de Olaria e de Cerâmica para Construção de Curitiba e Região.
Planejamento e coordenação da comunicação do sindicato.
- Cobertura de eventos.
- Desenvolvimento de material impresso.
- Registro fotográfico dos eventos promovidos pelo sindicato.
Formação Acadêmica
-
MBA (10/2022 a Atual)
MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças - IPOG -
Superior (8/1997 a 8/2001)
Comunicação Social - Jornalismo - Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Cursos e Certificações
Projeto Transparência - Programa de Capacitação de Profissionais de Imprensa (2010),
Seminário de Investimentos Públicos: Análise e Perspectivas (2010),
Seminário "Gestão Pública Municipal" (2007),
I Seminário de Jornalismo do Agronegócio do Paraná (2006),
Seminário de Comunicação, Informação e Informática em Saúde (2005),
I Workshop para Jornalistas: O Ministério Público (2004),
Palestra "Comunicação nos Órgãos e Entidades Públicas" (2002),
Palestra "Marketing e Merchandising" (2002),
Palestra sobre " Comunicação Organizacional" (2002),
Seminário Jornalismo e Cultura - Além da Agenda de Eventos (2002),
III Semana de Comunicação (1999),
I Semana de Telejornalismo (1997),
Internet (redes sociais) noções de Corel Draw e de Photoshop (1997),
Pacote Office.