SAP BASIS
Síntese de Qualificações
Profissional com experiência de 23 anos na área da TI, notadamente em infraestrutura, exercendo suporte a softwares e sistemas, redes, servidores, banco de dados e aplicações SAP para empresas, tais como: Volkswagen, Tenda, CSN, Grupo Souza Cruz, Embraer, Açúcar Guarani, Votorantim, PDG, Natura, entre outras.
Experiência Profissional
-
CONSULTOR SAP BASIS
Analista em tempo integral para uma das maiores empresas do Brasil nos setores de distribuição de
combustíveis, cogeração de energia, açúcar e etanol,
Monitoração (desempenho, file systems e processos) no SAP e servidores Unix, Linux ou Windows Server,
Análise de dumps e diagnósticos via trace em aplicação ou servidores Unix, Linux ou Windows Server,
Stop e Start de aplicações SAP, bem como em database Oracle quando necessário,
Participação em sala de guerra no apoio a equipe SAP BASIS,
Transporte e organização de requests,
Aplicação de atualizações via Support Package e ADD-ON (SPAM e SAINT),
Atendimento ao cliente em demandas diárias de suporte Basis via incidentes,
Criação, manutenção e análise de RFCs, Logical Systems e demais conexões entre ambientes,
Atualização de certificados no AS JAVA e AS ABAP. Exemplo: Reinf, E-social, etc.
Suporte a consultores funcionais em análise de problemas nas aplicações SAP. -
CONSULTOR SAP BASIS - ROFF Consulting (12/2018 a 8/2019)
Instalação de application servers SAP em servidores Unix, Linux ou Windows Server,
Gestão de usuários e perfis no SAP, em ambientes ABAP ou JAVA, quando requisitado,
Aplicação de Support Package, Atualização de Kernel e realização de HSC,
Instalação e configuração do SAP FIORI (Front-end e Back-end),
Análise e correções de vulnerabilidade, bem como segurança em aplicações SAP,
Suporte a ambientes SAP com S/4 HANA e FIORI,
Atuação em projetos e implementações,
Atendimento ao cliente (on-going) demandas diárias de suporte Basis via incidentes,
Atualização de certificados no AS JAVA e AS ABAP. Exemplo: Reinf, Portais, SSO, etc.
Participações em conferências ou reuniões local junto ao cliente,
Administração do banco de dados Oracle, Sybase, Hana (criação de usuários, stop/start do banco, etc.). -
ANALISTA SAP BASIS - Tivit (9/2014 a 3/2018)
Gestão de usuários e perfis no SAP, em ambientes ABAP ou JAVA, quando requisitado,
Criação de objetos de autorização,
Monitoração (desempenho, file systems e processos) no SAP e servidores Unix, Linux ou Windows Server,
Monitoração (desempenho, file systems e processos) dos databases Oracle, MaxDB, Sybase, DB2 e HANA,
Análise de dumps e diagnósticos via trace na aplicação ou servidores Unix, Linux ou Windows Server,
Stop Start de aplicações SAP, bem como em banco de dados Oracle, MaxDB, Sybase, DB2 e HANA,
Administração de clients ou mandantes,
Criação, manutenção e análise de RFCs, Logical Systems e demais conexões entre ambientes,
Monitoração e reprocessamento de mensagens transacionais (SM58, SMQ1, SMQ2 e SXMB_MONI),
Transporte e organização de requests entre aplicações SAP com o CHARM, STMS ou sistema operacional,
Implementação de notas recomendadas por consultores funcionais ou pela própria SAP,
Criação, manutenção, acompanhamento e análise de erros em jobs,
Criação da monitoração de jobs via SAP SOLMAN,
Criação e manutenção de dispositivos de impressão, bem como administração e análise de spools,
Abertura e acompanhamento de incidentes no portal SAP Marketplace,
Configurações no portal SAP Marketplace para abertura de conexão, geração de chaves de objetos, etc.,
Central compartilhada de atendimentos para quase trinta clientes com metas de SLAs estabelecidas.
Formação Acadêmica
-
Superior (6/2017 a 12/2019)
Tecnologia em Banco de dados - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO -
Ensino Técnico (1/1995 a 12/1999)
Eletrônica - Humberto de Campos
Cursos e Certificações
Certificação Solution Manager Root Cause Analysis SAP
Treinamento da plataforma SAP Hana e banco de dados Sybase TIVIT
SAP Basis Academy TRAINNING
DBA (Banco de Dados: MySQL e Oracle) NERV
Instalação e configuração dos S.O. Linux e Windows Server NERV
Certificação Microsoft Certified Professional MICROSOFT
Microsoft Windows 2003 Server MICROSOFT
Certificação ACT e Atendimento ao cliente COMPAQ EDUCATION SERVICE
ITIL V3 Fundamentos de gestão de serviços de TI INUMNA
Como falar em público SENAC
Redes e Cabeamento Estruturado SENAI
Manutenção especializada de Impressoras e Monitores DOMÍNIO TECNOLOGIA
Manutenção e Montagem de Microcomputadores SENAI
Conhecimentos Gerais
Profissional com experiência de 23 anos na área da TI, notadamente em infraestrutura, exercendo suporte a softwares e sistemas, redes, servidores, banco de dados e aplicações SAP para empresas, tais como: Volkswagen, Tenda, CSN, Grupo Souza Cruz, Embraer, Açúcar Guarani, Votorantim, PDG, Natura, entre outras.
Exerço função por 7 anos como SAP BASIS para os principais produtos (ECC, BW, BI, BO, EP, XI/PI, CRM, NFE, SOLMAN, GRC, DMS e SRM) atuando em Projetos ou AMS/Sustentação. Suporte realizado em aplicações SAP instalado nos servidores Unix, Linux ou Windows Server.
Participação em projetos de instalação e upgrade para aplicações SAP. Atuei em projetos de melhorias de performance, segurança, HSC, atualização de Kernel, Support Package, ADD-ON, auditoria, apoio ao time SAP HEC, atividades cotidianas relacionada aos principais banco de dados de mercado, suporte aos consultores SAP funcionais e programadores ABAP. Atendimento ao cliente remotamente ou por vezes em reuniões locais. Um dos últimos projetos foi a instalação e customização do produto SAP FIORI.
Suporte em atividades no AMS/Sustentação atendendo ao cliente e alarmística das aplicações SAP. Foram diferenciais participações em "Salas de Crises" para normalização imediata de aplicações produtivas, atendimento ágil com qualidade devido as métricas apertadas de SLA, responsabilidade com confiança do coordenador para atuar em plantões e escala da madrugada, normalização de rotinas através de transações para o cliente, configurações e administração das aplicações, gestão de acesso a usuários/perfis e reativação de serviços via alarmes automáticos faziam parte do escopo diário. Incluo suporte especializado ao S/4HANA.
Atuação em atendimentos internacionais para clientes em Portugal, Espanha e EUA.
Certificações SAP, ITIL, MICROSOFT E COMPAQ.
Por 8 anos prestei suporte especializado para a presidência e diretoria da empresa Volkswagen do Brasil. Foram diferenciais suporte em grandes eventos tais como: Salão do Automóvel, Videoconferências Internacionais e visita do Presidente da República.
Auxílio na supervisão administrativa a equipes de suporte Field Services.