Mkt de Produtos
Síntese de Qualificações
Como especialista em Marketing de Produtos, meu objetivo é realizar a gestão do portfólio de categorias através da análise do ciclo de vida de produtos correntes e seus comportamentos frente ao mercado e concorrência.
Ainda sobre a gestão de portfólios, busco analisar as tendências de mercado com o objetivo de trazer novas soluções ao portfólio, assim proporcionando uma linha atualizada e compatível com o mercado consumidor.
Com 10 anos de experiência na área, trabalhando em empresas líderes de mercado e de grande porte, sou graduado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Gestão de Marketing.
No momento, atuo na gestão de categorias de produtos eletrônicos ao mercado HomeOffice.
Experiência Profissional
-
Mkt produtos
Definir roadmap de produtos e posicionamento do portfólio,
- Definir estratégias de lançamento de produtos,
- Garantir o sucesso de produtos em linha e analisar seu ciclo de vida,
- Avaliar viabilidade de produtos e negócios através de formação de preços e análise de margem de contribuição,
- Analisar o DRE das categorias sob gestão e propor estratégias,
- Participação ativa em Orçamento de Vendas,
- Elaborar relatórios de desempenho das categorias de produto,
- Analisar tendências de mercado e concorrência,
- Propor ações de marketing, campanhas de PDV e mídias digitais,
- Participação em palestras e eventos de clientes para divulgação de produtos e soluções,
- Visitar clientes e revendas com abrangência Brasil,
- Participação nas principais feiras e eventos do setor. -
Mkt Produtos Sr - Sascar Michelin (2/2016 a 3/2017)
Gestão de categoria do mercado B2C com foco em gestão de portfólio, redução de chute e ações de rentabilização da categoria. -
Analista de Mkt - Duratex S/A - Deca (11/2008 a 1/2016)
Marketing de Categoria de Produto
Responsável por cinco categorias de produtos. Análise de todo o processo de ciclo de vida e definição de suas variáveis como previsão de vendas, positivação, posicionamento no mercado, embalagem, preço, público alvo e a gestão da rentabilidade. Para a realização dessas atividades, frequentemente atuo em interface com a área de vendas, engenharia e todas as divisões de Marketing ligadas ao produto.
Decisões estratégicas de portfólio de produtos através de propostas de reposicionamentos de preço após análise de rentabilidade (Custos, Contribuição, Margem de Lucro) e descontinuação de produtos.
Suporte ao gerenciamento de projetos de Marketing de Lançamentos de produtos e análise previsto x realizado dos lançamentos dos últimos 24 meses.
Marketing de Canal - Construção Civil
Gestão do canal Construção Civil, realizando atividades pertinentes ao canal.
Participação em ações com especificadores (Arquitetos, Engenheiros, Instaladores Hidráulicos), análise dos resultados financeiros e direção estratégica das principais Construtoras do Brasil, gestão e análise do crescimento do canal e tendências do mercado.
Visitas a clientes e representantes pelo Brasil também fizeram parte da minha rotina de trabalho.
Inteligência de Mercado
Atuação por um ano e meio na área, responsável por pesquisa com promotores, vendedores e gestores de vendas. Acompanhamento e Análise das movimentações da concorrência e relatório de vendas e preços praticados ao consumidor.
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (7/2014 a 6/2016)
Gestão de negócios com enfase em Marketing - ESPM -
Superior (2/2007 a 12/2010)
Administração de Empresas - FEI