DIRETOR FINANCEIRO
Síntese de Qualificações
Vasta experiência em gestão empresarial e nas áreas de contabilidade, fiscal, departamento de pessoal, administrativa, financeira, auditoria e controladoria em empresas multinacionais e nacionais de diversos segmentos e com vivência internacional, professor universitário pela FAC FITO (Faculdades da Fundação e Instituto Tecnológico de Osasco) no curso de graduação de Ciências Contábeis, ampla visão gerencial, coordenação e supervisão de equipes, capacidade de tomada de decisão, hands on, com foco em resultados e resolução de problemas, elaboração e implantação de nova organização, reorganização, estruturas e reestruturação quando necessário, comunicação, visão estratégica, orientação por objetivos, metas e resultados, dinamismo, resiliência. Trabalhando na melhoria contínua das atividades e processos, visando sempre manter a produtividade e resultados das empresas.
Experiência Profissional
-
CONTROLLER / CONTADOR
Contador das áreas de Contabilidade Societária e Gerencial, Fiscal e Departamento de Pessoal de uma carteira de 75 clientes ativos. Processando suas atividades operacionais fiscais e DP, convergindo-as em lançamentos contábeis dentro da contabilidade.
Apuração de Impostos do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e respectivos lançamentos no Portal do Simples Nacional e nos Sistemas SPED.
. Cálculo e Processamento de Folhas de Pagamentos, Apropriação e Cálculos de Férias e 13 Salário, bem como os respectivos lançamentos no e-Social e apuração dos encargos com DCTFWeb para INSS e FGTS na Conectividade Social V2.
. Planejamento Tributário com estudo e cálculos para direcionamento fiscal de clientes (Presumido ou Lucro Real). -
CONSULTOR GERENCIAL - THK BRASIL IND E COM LTDA (Projeto por prazo deter (12/2020 a 3/2021)
Consultor - Reporte ao CEO da Empresa.
Reestruturação dos processos das áreas de Controladoria, Finanças, Administração, RH, Auditoria e Compras.
Realização de auditoria interna referente ao período de 2014 a 2019.
Implantação de Relatórios gerenciais e KPIs para tomada de decisão. Resultados:
Implantação de novos processos e adoção de nova metodologia para construção e controle do orçamento.
Auditoria nos últimos 5 anos da empresa e apresentando relatório de auditoria em inglês.
Readequação do relatório de margem de contribuição por produto com ilustração gráfica. -
CONTROLLER - SOCIEDADE ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO (11/2017 a 5/2019)
Controller - Reporte à Diretoria Executiva com 10 subordinados diretos.
Gestão das áreas Financeira, Contabilidade Societária e Gerencial, Fiscal, Patrimonial e Auditoria.
Implantação da Área de Controladoria da Empresa e do reporte de resultados para o Governo da Alemanha.
Implantação de Orçamento OBZ e posterior revisão de forecast, realização da comparação estatística de dados, objetivando a geração de informações confiáveis.
Reimplantação do Sistema Protheus e levantamento de Inventário Físico Patrimonial. Resultados:
Implementação do orçamento no sistema Protheus evoluindo de um programa controlado em Excel.
Identificação de diferenças entre contabilidade e ativo fixo nos módulos do ERP-Protheus. -
Controller Administrativo e Financeiro - OVERSEAS ACCOUNTING CONSULTING SERVICES LTDA (3/2015 a 11/2017)
Responsável pela formação de carteira, coordenação e gerenciamento das atividades de clientes para os serviços contábeis, fiscais,
tributário, Custos, financeiro e orçamentário departamento de pessoal, com respectivo processamento de folha de pagamentos e
encargos sociais, em empresas como: SEBRB Sociedade Barão do Rio Branco, FRIGMANN Ind e Com, DECOLAR Móveis e Decorações,
dentre outras,
Vivência no acompanhamento e revisão de forecast, elaboração de budget e realização da comparação estatística de dados da empresa, objetivando a geração de informações confiáveis, demonstração da eficácia da aplicação de recursos e desempenho econômico da organização,
Experiência na estruturação do cronograma físicofinanceiro, envolvendo a elaboração de
relatórios, analise de dados e mapeamento de processos, assegurando o controle dos resultados e de toda a movimentação financeira,
Responsável pelo planejamento da área financeira, gerenciamento de fluxo de caixa, administração de impostos e contratos,
acompanhando as ocorrências através de indicadores gerenciais para a tomada de decisões estratégicas e eficientes,
Gestor das áreas: Financeira, Contabilidade Societária e Gerencial, Fiscal, Patrimonial, Auditoria e Report para Conselho Fiscal e Societário da Empresa,
Responsável pelo levantamento de inventário físico patrimonial e reimplantação e virada de versão do sistema Protheus,
Reimplantação de processos e procedimentos,
Reestruturação nos departamentos internos das empresas contratantes, e
Recuperação de empresas, com trabalhos de consultoria em gestão empresarial. -
Diretor Financeiro - JP DO BRASIL LTDA (8/2001 a 3/2015)
Como PJ (Pessoa Jurídica) trabalhei nas seguintes empresas: KRPER Equips (Controller), TIGER Drylac (CFO), DBM RH (Controller), DW Consulting (Diretor Financeiro), PONTO Brand Promotion (Gerente Admin e Financ), responsável pelas seguintes macro atividades: Gestão das áreas de Contabilidade Societária e Gerencial, Fiscal, Custos, Orçamento, Financeiro, Ativo Patrimonial, Logística, Expedição, RH, TI, Compras Auditoria e Report para Conselhos Fiscais, Societários e Matrizes Internacionais, Vivência no planejamento e elaboração de Budget, planejamento e elaboração de Forecast, acompanhamento e explicações dos desvios entre Realização e Orçamento, comparação estatística de dados, objetivando a geração de informações confiáveis. Demonstração da eficácia da aplicação de recursos e desempenho econômico da organização, Desenvolvimento e Elaboração de KPIs e análises FPA. Experiência e envolvimento na elaboração de relatórios, análise de dados e mapeamento de processos, assegurando o controle dos resultados e de toda a movimentação financeira, Responsável pelo planejamento da área financeira, gerenciamento de fluxo de caixa, administração de impostos e contratos, acompanhando as ocorrências através de indicadores gerenciais para a tomada de decisões estratégicas e eficientes, Responsável pelas atividades de Tesouraria (Contas a Receber e Pagar, Investimentos e Empréstimos, Fluxo de Caixa), Responsável pelo levantamento de inventário físico patrimonial, Implantação do sistema Protheus, SAP, e-Contab e SCI, Fechamento do balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e notas explicativas sob as práticas contábeis internacionais (IFRS), - Gerenciamento das contas patrimoniais, Relatórios Gerenciais e Societários, Redução de Prazos de encerramentos e Fechamentos mensais e anuais, Reporte para auditores e matrizes internacionais e nacionais, e Elaboração e entrega de arquivos digitais ECD Contábil, F-Cont, LALUR e DIPJ. -
Latin America Finance Controller - ALLERGAN LABORATÓRIOS LTDA (2/2000 a 8/2001)
Gestão das áreas corporativas de Controladoria, Finanças, Administração, TI, RH, Auditoria e Compras América Latina,
Tomada de decisões estratégicas e operacionais,
Consolidação e Reporting para a Matriz,
Assegurar o controle, eficiência e eficácia das
equipes ligadas às áreas corporativas,
Avaliar e Consolidar as atividades de reporting para a Matriz,
Relatórios gerenciais e KPIs para tomada de decisão,
Planejamento Orçamentário: Elaboração, controle e respectivas atualizações,
Realização do planejamento financeiro e estratégico do negócio juntamente com o Vice-Presidente Financeiro América Latina,
Proximidade com a operação para entender, controlar e reportar riscos operacionais e financeiros,
FASB 8 / 52 - US GAAP IFRS,
Contabilidade Gerencial e Estatutária Informatizada,
Folha de Pagamento Informatizada,
Sistema de Informações Gerenciais,
Departamento de Impostos diretos e indiretos,
Departamento de FPA,
Estruturar e implantar políticas de crédito e procedimentos financeiros,
Implantação e Go-Live Sistema SAP R/3 na América Latina,
Responsável pelo acompanhamento e execução de auditoria na Região,
Atendimento a Fiscalização,
Atendimento a Auditoria Interna e Externa,
Definir e Assegurar a aplicação de normas e
procedimentos internos,
Avaliar mercados, clientes, fornecedores e instituições financeiras, visando oportunidade de negócios,
Forte interação com marketing e vendas,
Responsável pelo Projeto e Implantação do SSCLA Shared Services Center Latin America, e
Responsável pelo Projeto de Recuperação de Impostos pagos não apropriados em períodos anteriores totalizando USS 6,000,000.00
Formação Acadêmica
-
Superior (2/1987 a 12/1993)
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FICS FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES
Cursos e Certificações
- Sistemas e Ferramentas Gerenciais
- Técnicas para o Imposto de Renda Pessoa
- Quality Assurance
- Auditoria Interna Metodologia e Prática
- Nota Fiscal Eletrônica/SPED Contábil e Fiscal
- Gerência de Comportamento Interpessoal
- Negócios e Produtos Financeiros
- Organização Métodos Processos Internos
- ERP Protheus, SAP R/3, SCI, RM e Folhamatic
- SEFIP CONECTIVIDADE SOCIAL SCI
Conhecimentos Gerais
ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO: Gestão de tributos, formação do preço de venda, auditoria, administração do fluxo de caixa e análise das demonstrações financeiras para tomadas de decisões estratégicas, Controle de prazo de pagamentos e recebimentos, aplicações financeiras, controle de saldos bacnários, investimentos de curto, médio e
longo prazos, custo e formação de preço de venda, fluxo de caixa, custos, despesas, Elaboração de relatórios, acompanhamento e execução de planejamentos de recebimentos e pagamentos, visando impactar diretamente a operação no mercado de capitais, Compras logística (contratos, homologação de fornecedores, negociações com cotações, etc.), e Contratos, Movimentações financeiras, Tesouraria, Negociação com bancos, Câmbio e investimentos.
CONTROLADORIA: Cálculo de viabilidade de novos investimentos, Estratégia de formação do preço de venda, Planejamento tributário, Observação de princípios legais, políticas da empresa e suas diretrizes, para definir formas de controle orçamentário, contábil e financeiro, Planejamento orçamentário budget and forecast, Análise das variações entre resultado orçado e real, Custo industrial, comercial e de serviços e processos de controle de
produção, estoque e inventário, Atendimento a auditorias externa e interna, Implantação de controles, procedimentos e políticas internas, Realização de Auditoria, Coordenação de projetos de redução de custo e aumento de produtividade. Gestão de ativo imobilizado, Frota veicular, e desenvolvimento, controle e apresentação de KPIs, OPEX e CAPEX.
CONTÁBIL: Fechamento do balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e notas explicativas sob as práticas contábeis internacionais (IFRS), Gerenciamento das contas patrimoniais, Relatórios Gerenciais e Societários, Redução de Prazos de encerramentos e Fechamentos mensais e anuais, Reporte para auditores e matrizes internacionais e nacionais, e arquivos digitais ECD Contábil, F-Cont, LALUR e DIPJ.
RH: Procedimentos internos, Acompanhamento de produtividade e resultado, Desenvolvimento e Treinamento, Cálculo da Folha de pagamento e Encargos Sociais, Desoneração da Folha, Implantação e Controle de Benefícios, Arquivos digitais SEFIP, CAGED, Seguro Desemprego, e-Social, e Negociação com Sindicatos, tais como Banco de Horas, PLR e Reajustes Salariais.
FISCAL: Procedimentos tributários de compras e vendas, Planejamento Tributário, Desembaraço de importação e exportação, Escrituração Fiscal, Levantamento e Apuração (Crédito e Débito) de impostos, diretos e indiretos, Recuperação de impostos pagos indevidamente, e Arquivos digitais SPED Fiscal e Contribuições.
TI: Implantação de sistemas integrados (SAP R/3, PROTHEUS, WK HERCULES, SCI), Microsoft Office e Internet, Gerenciamento de Equipes e Projetos, e Desenvolvimento e Implantação de Fluxo de Processos Funcional e Operacional.