Gerente Comercial
Síntese de Qualificações
Profissional sênior de Gestão de Vendas em processos de Comércio Exterior, Freight Forwarder e Relações Internacionais e Serviços (marítimo/aéreo/terrestre), logística integrada, supply chain, (agenciamento de cargas especiais / full container / perigosa/não perigosa), carreira consolidada no mercado Nacional e Internacional.
Vivência com exportadores e importadores com destino/origem (Ásia, Sudeste Asiático, Norte da Europa, Mercado Americano) para cargas LCL/FCL/REEFER/AEREO.
Domínio das operações de companhias marítimas, NVOs/sistemas de compras, participação de feiras/eventos nível Brasil e diversos países.
Hábil em negociação técnica com agentes, armadores e companhias aéreas em âmbito nacional e internacional.
Sistemas/Metodologias: Office (Excel Avançado/Dashboards), ambiente Apple
Experiência Profissional
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Gerente de Operações Comerciais e Logisticas
Gestão dos processos operacionais de exportação (cargas perigosas / não perigosas, marítimas, aéreas, terrestres, logística integrada e cadeia logística), produtos (Glicerina, Soja, Algodão, Amendoim / Óleos de Soja, Açúcar, Álcool, Madeira) - em volume de 3.000 teus / mês, e gestão de 07 pessoas,
Implementação de estratégias operacionais elevando os padrões da gestão empresarial e da performance dos processos (Logística, Operacional, Financeira), sendo os destaques: - recuperação de processos de detenção com foco na redução de passivos com armadores, realização de acordos, adequação de lançamentos e cobrando inadimplentes,
Responsável pelo atendimento ao cliente, orientando a equipe nas soluções de não conformidades, conflitos / reclamações, operações logísticas de coleta, carregamento e armazenamento de cargas -
Gerente Nacional de Vendas - Logitrade Rep e Com Transport Ltda (8/2016 a 4/2020)
Gerenciamento dos processos de Vendas das linhas de serviços (exportação, importação, cargas especiais, perigosa/não perigosa, marítimo, aéreo, terrestre, logística integrada, supply chain), produtos (Sarjak, OOCL Logistics, Kestrel Line), foco nos segmentos/clientes: agentes de carga, granito/pedras/mármore, foodstuff, reefer, cargas especiais num volume de 5.000 transações/mês, Budget de RS 20 MM/ano e gestão de 12 pessoas, Implantação de estratégias elevando o patamar da gestão empresarial e da performance dos processos (Comercial, Financeiro, Logística, Operações, Administrativo, RH), sendo os destaques:
mapeamento dos clientes x potenciais para cada país x de forma a cumprir as exigências da Sarjak sendo 1 e 2 ano aumentos de 5 e 10,
vendedor interno dedicado com conhecimento de SCM-supply chain management para a gestão dos processos da OOCL Logistics,
Responsável pelo customer service, orientando equipe sobre soluções de não conformidades, conflitos/reclamações, operação de reservas/esvaziamento/prazos e prontidão de carga, criação de KPIs de performance/projeção de reservas (antes 2 semanas, atual 24 horas) para os representados Logitrade/novos clientes e projeção futura de performance de vendas para as próximas 4 semanas, Estruturação do processo de Pricing levantando os embarques (últimos 3 anos), principais fornecedores, compra de fretes para melhores compras e produtividade dos vendedores, Iniciativa de busca de novos agentes para as operações nos EUA, organizando reuniões de negócios, melhor exposição da Logitrade como agente no Brasil, após conhecimento de 6 novos agentes 2 foram para o portfólio e 1 tornou-se o principal agente para embarques aéreo/marítimo, Treinamento da equipe de vendas orientando quanto às estratégias de vendas, potencialidade do mercado mundial (nichos), bem como técnicas de criação de rapport para fechamento da venda, viabilidade de soluções customizadas e análise da concorrência. -
Gerente Nacional de Vendas - Unimar Agenciamentos Maritimos Ltda (3/2011 a 7/2016)
Cobertura aos processos de Vendas para as localidades (São Paulo, Curitiba, Itajaí e Rio de Janeiro), num volume de 1.500 transações/mês, Budget de RS 2 MM/ano e gestão de 12 pessoas,
Cumprimento de metas comerciais sob diretriz da área de Compliance das linhas de serviços (exportação, importação, carga perigosa/não perigosa, marítimo, logística integrada, supply chain), sendo os resultados:
- 100 de alteração no portfólio de clientes K Line para o pequeno varejo,
- 32 de meta em 2014 / 15 meta em 2015 com aumento na utilização do espaço em 150 com Argentina e Uruguai,
- análise crítica diária dos KPIs x análises das distorções e geração de ações corretivas,
- automação dos dashboards para capacity, a equipe de vendas tinha necessidade de visualizar a capacidade dos navios de carga, através de Excel Avançado as informações foram automatizadas, dados/relatórios/memória de cálculo expunham o cenário da capacidade 4 vezes ao dia aumentando em 50 as oportunidades de mais vendas,
Formação Acadêmica
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MBA (4/2014 a 9/2015)
Gestão de Negócios - Fundação Dom Cabral -
MBA (4/2002 a 10/2002)
Negocios Internacionais - Fundação Getulio Vargas - GVPEC