Gerente de Vendas/Coordenador de Vendas
Síntese de Qualificações
Carreira consolidada nas áreas de gerenciamento de vendas, desenvolvimento de negócios com vivência na formação, capacitação e liderança de equipes especializadas de alta performance, orientadas para resultados. Gestão na área comercial em empresas nacionais e multinacionais de bens de consumo (alimentos, higienelimpeza, cosméticos, papelaria) nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Relacionamento ativo e direto com varejos, atacados, distribuidores, Key Account e operações e-commerce (B2B e B2C). Gestão de carteira de clientes, negociações, planejamento da pré-venda, venda e pós-venda. Visão sistêmica direcionada ao resultado com conquista de novos negócios e ampliação de market share.
Gerenciamento de equipe de vendedores diretos, representantes comerciais, promotores de vendas, com estabelecimento e acompanhamento de metas individuais de desempenho. Criação e apresentação de campanhas de vendas com treinamento das equipes dos clientes atacadistas e distribuidores.
Expertise na implementação de estratégias mercadológicas, desenvolvendo e implementando políticas comerciais, distribuição numérica e ponderada de produtos, composição de preços, lançamentos, merchandising, promoções e execução nos PDVs, gerando competitividade e aumento de receita.
Experiência Profissional
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Key Account - FABER-CASTELL BRASIL (2/2020 a 5/2021)
Gestão dos negócios nos principais clientes do Varejo e do Atacado no estado do Ceará, e gestão direta nas negociações comerciais com o grupo MATEUS, nos estados do Maranhão, Piauí e Pará.
Administração dos indicadores comerciais como faturamento, volume, mix de produtos, positivação de clientes, preços, rentabilidade, execução nos pdvs com análise de share, controle de investimentos e custos. -
Gerente de Área - DANONE (6/2018 a 5/2019)
Gerenciamento das vendas e negociações no canal varejo direto no estado do Ceará,
Administração de metas, controle de investimentos e rentabilidade, execução nos PDVs,
Responsável pelo desenvolvimento e atendimento ao cliente e demais indicadores comerciais,
Gestão da equipe de 30 promotores/vendedores. -
Gerente de Vendas - INDUSTRIA ALIMENTICIA DO VALE (9/2013 a 8/2017)
Gerenciamento de vendas da empresa em todos os canais de comercialização, abrangendo os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima,
Reestruturação da equipe comercial, com gestão e liderança de vendedores diretos, representantes comerciais e promotores de vendas.
Responsável pelo atingimento de indicadores comerciais como meta mensal financeira e volume de vendas, positivação de clientes e cobertura de venda do mix de produtos, além de monitorar a visibilidade das marcas nos PDVs, com acompanhamento da equipe de vendas nas principais negociações com clientes-chave.
Apresentação de resultados, planos de ação e relatórios para a diretoria comercial da empresa,
Administração de orçamento financeiro da regional de vendas considerando investimentos comerciais e custos diretos e indiretos da equipe, interagindo com setores de logística, produção e trade marketing. -
Gerente Regional de Vendas - FLORA COSMÉTICOS (12/2011 a 11/2012)
Gerência de vendas em todos os canais de comercialização nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, expandindo o número de clientes ativos, reavaliando distribuidores e acordos comerciais onerosos,
Estabelecimento e controle de preço médio de venda, orientando a equipe no cumprimento da política comercial e com controle dos investimentos/verbas negociados em cada cliente avaliando sua viabilidade e resultados efetivos. Análise dos PDVs, averiguando preços, organização, exposição e adequação de mix/loja.
Treinamento e desenvolvimento da equipe, com avaliações de desempenho e feedback construtivo,
Responsável pela gestão de equipe comercial (vendedores, representante e promotores de vendas),
Participação nas reuniões mensais de resultados e planejamento junto ao diretor comercial da empresa, apresentando indicadores com volume e faturamento, rentabilidade, percentual de devoluções e avarias, budget vs. vendas. -
Gerente Territorial de Vendas - ASA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA (2/2005 a 12/2011)
Gerenciamento das vendas em todos os canais de comercialização nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Goiás e Brasília, comandando uma equipe comercial composta por representantes comerciais, vendedores diretos e promotores de vendas,
Report mensal junto a diretoria com apresentação de resultados, como metas em faturamento e volume, rentabilidade, positivação, cobertura, com discussão de planejamento de negócios, estratégias comerciais e análise do desenvolvimento profissional da equipe de vendas.
Formação Acadêmica
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Pós-graduação (8/2007 a 8/2009)
MBA EM MARKETING - Fundação Getulio Vargas -
Superior (1/1997 a 12/2001)
DIREITO - Universidade de Fortaleza -
Superior (1/1989 a 12/1994)
Economia - Universidade Federal do Ceará