Gerente de Recursos Humanos
Síntese de Qualificações
Há 20 anos atuo como gestora na área de recursos humanos, em empresas multinacionais e nacionais de grande e médio porte no segmento de varejo e serviços, o que me permite desenvolver um trabalho generalista com foco nos resultados, desenvolvendo estratégias de negócios em operações, somadas a gestão de pessoas.
Vasta experiência em expansão de lojas e armazéns, estruturação da área de RH em grandes Empresas como: Ponto Frio, Makro Atacadista, Dia Brasil - Grupo Carrefour, Lojas Marabraz e Lan Airlines S/A e Grupo BA Barbosa.
Em gestão de recursos humanos, contemplam os departamentos de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Cargos e Salários, Benefícios, Administração de Pessoal, Segurança Medicina do Trabalho e Contencioso Trabalhista.
Implantação de Projetos em níveis Nacionais e Internacionais, com propostas sólidas que geram resultados a curto, médio e longo prazo, com objetivo de aperfeiçoar as estruturas organizacionais, reduzir custos e sustentação da margem pré-definida pela área comercial.
Experiência Profissional
-
Gerente de Operações - RH - Grupo BA BARBOSA (1/2015 a 8/2019)
Gerente de Operações- RH, com reporte ao Diretor de Operações, responsável pela gestão estratégica da rede, com resultados consolidados em vendas, incremento do ticket médio, redução de perdas e quebras através da revisão de processos operacionais, incluindo os inventários realizados diariamente, nas áreas de perecíveis e hortifruti, otimização de dias de estoques, implementação de políticas de recursos humanos em todas as lojas, treinamento e desenvolvimento das lideranças diretas e indiretas. -
Gerente Corporativo de Recursos Humanos - LOJAS MARABRAZ (10/2006 a 1/2015)
Responsável ainda pela Implantação do sistema Totvs Módulos de Folha de Pagamento, Cargos e Salários, Benefícios, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Segurança e Medicina do Trabalho, Quadro de Pessoal, Orçamento de Pessoal, Contencioso Trabalhista e Gestão Descentralizada.
Desenvolvimento do Centro de Formação Profissional, com capacidade de contratação e formação mensal de 320 profissionais das áreas de vendas, montagem de móveis e cursos administrativos. Estruturação e implementação do conceito CD Escola, com capacidade de contratar e formar (mês) 80 profissionais de base na área de logística, com a finalidade de melhorar a produtividade, reduzir perdas, retrabalho e prevenir acidentes de trabalho. -
Gerente Nacional de Recursos Humanos - Dia Brasil Grupo Carrefour (6/2002 a 10/2006)
Formatação toda a estrutura da área de RH na matriz e nos armazéns, contemplando as áreas Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Medicina e Segurança do Trabalho, Administração de RH dos Centros de Distribuição e Projeto das Lojas Autônomas.
Recrutamento e Seleção Criação de uma base sólida com políticas e procedimentos peculiares a área, sistema de avaliação de personalidade, avaliação de desempenho com proposta de aquisição de um sistema integrado para melhorar o tempo e a qualidade de contratação. Implantação de Entrevista de Desligamento, Projeto Crescer PNE. Desenvolvimento da Página Trabalhe Conosco, melhora nos índices de captação e redução do custo operacional.
Treinamento e Desenvolvimento Criação e Estruturação do Centro de Formação CEFOR com toda infra-estrutura para capacitação profissional operacional, garantindo a melhora de produtividade e eficácia na operação. Cursos desenvolvidos: Gestão de Pessoas, Operador de Loja, Encarregado de Loja, Supervisor de Loja, Gestão de Franqueados, Treinamento a Distância, Gestão de Autônomos.
Centros de Distribuição - A implantação do CD Escola, para desenvolvimento e capacitação profissional da área operacional. Cursos desenvolvidos: Operação Standard de Rádio Freqência, Líderes Operacionais, Gestão de Times em uma Operação Agressiva. Formatação da área de administração de Pessoal, com capacidade de formatar todo o preparo da Folha de pagamento, Férias, Afastamentos, Rescisões Contratuais e Admissões e Controle de Vale Transporte.
Montagem do ambulatório médico, Implantação da CIPA, SIPAT, implantação e manutenção do PCMSO. Definição do Banco de Horas. Regularização dos Laudos Técnicos de Segurança, ações para controlar e reduzir o absenteísmo e Turn-over operacional, implantação do Sistema de Remuneração Variável (Prêmios por Produtividade).
Projeto das Lojas Autônomas - Gestão por famílias.
Formação Acadêmica
-
Superior (1/1988 a 12/1993)
Psicologia - UNI FMU
Cursos e Certificações
Gestão de Talentos FIA/USP
Administração de RH FIA/USP
Gestão de RH Estratégico - SENAC
Conhecimentos Gerais
Recrutamento Seleção de Talentos Profissionais
Treinamento Desenvolvimento de Talentos
Desenvolvimento Organizacional Processos/Pessoas/Negócios
Gerenciamento de Mudanças Corporativas
Gestão de Multifuncionalidade alinhado a Remuneração Carreira
ISOs Implantação de Metodologias
Confecção de Budgets
Contencioso Trabalhista
Diagnoses Situacionais
Gestão de Benefícios
Gestão de Cargos Salários
Administração de Pessoal
Segurança Medicina do Trabalho
Comunicação Corporativa
SAP/TOTUS-DATASUL
Mapeamento, Avaliação de Desempenho Competências
Programas de Desenvolvimento Gerencial Competências
Programas de Satisfação de Funcionários e Clima Organizacional
Formação e Treinamento de Equipes de Alta Performance
Universidade Corporativa
Construção de Network nacional internacional
Planejamento Estratégico de RH
Benchmarking
Melhoria Contínua em Processos
Gestão de Operações
Controle Perdas e incrementos de margem